Notícias

30 de abril de 2025

Seminário Motores do Desenvolvimento recebe economista sênior da CNC, em Natal

“Turismo de eventos pode ser o farol do desenvolvimento”, afirmou Fábio Bentes durante palestra

“O turismo de eventos pode ser o farol para o desenvolvimento”, disse o economista sênior da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes. Ele foi um dos palestrantes do 44º Motores do Desenvolvimento, que ocorreu na quarta-feira (30), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. Bentes apresentou a palestra “Impactos do MICE no Brasil e no Rio Grande do Norte”. Foi o segundo painel do dia.

O palestrante começou falando de como a última crise econômica brasileira acabou enfraquecendo o setor de turismo. “Para o setor de turismo foi muito pior. Perdeu cerca de 40% da sua renda durante a pandemia. Houve um aumento do desemprego”, revelou.

No entanto, ele afirmou que o setor de turismo vem reagindo, principalmente na categoria de negócios. Segundo dados do Governo Federal, o turismo cresceu cerca de 10%, acima da economia. Fábio explica que isso se deve a uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro.

“O pessoal está trocando o consumo de bens pela experiência. Existe uma parte comportamental, seja pessoa física ou CNPJ, que atropela os dados econômicos”, explicou. Ele enalteceu também que o Rio Grande do Norte foi o quarto estado que melhor se recuperou após o tombo da pandemia. Outro ponto destacado por ele foi que os empregos no turismo dão mais oportunidades às populações socialmente vulneráveis.

Potencial turístico

Segundo o especialista, o Brasil só só explorou 27% do potencial turístico do país. Durante o painel, ele explicou que isso se deve aos problemas da malha aérea que é muito cara, os impostos elevados e a criminalidade. “Se a gente equalizar esses problemas, podemos arrecadar cerca de R$ 3 bilhões”, afirma.

Ao final da palestra, ele pontuou acerca da importância desses investimentos para a cadeia produtiva do turismo. “O setor terciário precisa ser olhado com carinho, porque é lá que o Brasil vai continuar crescendo e gerando emprego”, declarou.

O 44º Motores do Desenvolvimento foi promovido pelo Sistema Tribuna em parceria com a Fecomércio-RN, o Natal Convention Bureau, a Prefeitura do Natal (via Setur) e o Governo do Estado (via Emprotur) e tem como objetivo desta edição discutir o turismo de eventos no RN.

Com informações da Tribuna do Norte

Outras notícias

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.