9 de agosto de 2023

Na abertura do 38° CNSE, lideranças do comércio destacam união das entidades

Cerimônia de abertura ressaltou a importância do congresso anual, que reúne lideranças sindicais e empresariais de todo o país, em Natal

O 38° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), teve sua abertura realizada na noite desta quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Natal. O presidente da Fecomércio RN e 1º diretor administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Queiroz, aproveitou a ocasião para destacar a união das entidades sindicais que enviaram representantes ao evento.

“Somos um estado federativo com especificidades das mais variadas, porém enfrentamos os mesmos desafios. Por isso, nosso encontro é também uma grande celebração da resiliência e do profundo impacto que o setor produtivo tem no desenvolvimento do nosso país. Em busca de soluções modernas e inovadoras, o 38º CNSE será pautado pelo que há de mais atual e relevante no universo do comércio e do segmento empresarial”, afirmou o presidente da Fecomércio RN.

Partindo do tema “Fortalecer sindicatos é preparar as empresas”, a programação do 38º CNSE é focada nas principais tendências e desafios do setor terciário. Até a próxima sexta-feira, dia 11 de julho, mais de 1200 empresários que atuam em entidades vinculadas ao Sistema Comércio de todo o Brasil terão a oportunidade de compartilhar boas práticas e discutir o futuro do sindicalismo patronal – através de palestras, oficinas, debates, reuniões técnicas, encontros temáticos e muitas outras atrações.

Para o presidente do Sindilojas RN, Gilberto Costa, as atividades do evento são uma forma de aumentar o impacto e o alcance da atuação dos sindicatos. “Precisamos despertar, dentro do meio empresarial, a importância de um sindicato forte e efetivamente representativo. É com esse intuito que estaremos reunidos nestes próximos dias em um encontro que será produtivo e que certamente contribuirá para que estejamos cada vez mais conectados”, ressaltou Gilberto.

Cidade do sol e capital do comércio

O Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais é um evento anual, realizado sempre por um sindicato patronal que atua junto ao setor terciário, nas principais capitais do comércio do país. Essa é a segunda vez que o Rio Grande do Norte recebe o congresso – já que, em 2012, Natal também foi palco do 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviço e Turismo. De acordo com Marcelo Queiroz, voltar a sediar o evento enfatiza a relevância do comércio potiguar.

“O potiguar é reconhecido como um povo hospitaleiro e acolhedor, que trabalha com afinco para superar desafios, inovando e resistindo às dificuldades com as quais se depara. É com esse espírito de resistência, pioneirismo e coragem que, pela segunda vez, estamos sediando o CNSE”, afirmou o presidente da Fecomércio RN.

Durante a cerimônia de abertura, a realização de mais uma edição do encontro anual das entidades sindicais em terras potiguares também foi exaltada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, que representou a entidade nacional. “Após ancorar em várias cidades deste vasto país, o CNSE retorna – após um intervalo de 11 anos – a Natal, localizada na esquina do continente, lugar acolhedor que tem no comércio, serviços e turismo a base pulsante de sua economia, da geração de empresas e oportunidades de empregos” destacou Itamar.

Destaques da programação

Nesta quarta-feira (09), a programação do evento foi marcada por reuniões técnicas para assessores que atuam em sindicatos patronais ligados ao Sistema Comércio. Na ocasião, os assessores executivos, jurídicos e de comunicação sindical apresentaram trabalhos baseados nos resultados e nas experiências que tiveram junto às entidades. Até o encerramento do evento, na sexta-feira (11), os autores dos melhores trabalhos inscritos em cada categoria serão premiados pela organização do congresso.

Amanhã (10), no segundo dia do 38º CNSE, os convidados participarão de palestras sobre os desafios da economia, a reforma sindical e o julgamento do tema 1046 pelo STF; além de comissões temáticas para discutir negociações coletivas e outros temas de interesse. Na sexta-feira (11), o evento recebe debate sobre a reforma trabalhista; momento dedicado às tendências e oportunidades do varejo, com o economista Gil Giardelli; e palestra motivacional ministrada pelo escritor e influenciador Marcos Rossi.

Veja a programação completa: https://www.congressonse.org.br/programacao.