9 de agosto de 2023

38º CNSE: assessores executivos, jurídicos e de comunicação compartilham experiências sindicais

Primeiro dia do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais foi marcado por apresentação de trabalhos técnicos

O 38º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais começou, nesta quarta-feira (9), com uma série de reuniões técnicas para assessores executivos, jurídicos e de comunicação dos sindicatos patronais. Os profissionais, que prestam serviço para entidades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de todo o Brasil, apresentaram trabalhos relatando experiências e resultados reais. Até sexta-feira (11), os autores dos melhores trabalhos técnicos inscritos em cada uma das três categorias serão premiados pela organização do evento.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do RN (Sindilojas RN), Gilberto Costa, as reuniões permitem que as lideranças do setor compartilhem o que desenvolveram de melhor ao longo do ano. “Esse é um espaço para compartilhar as boas práticas que foram adotadas aqui e no resto do Brasil. Os trabalhos apresentados nessas reuniões apontam para desafios e oportunidades que temos em comum, mas que muitas vezes não temos a chance de perceber”, afirmou Gilberto.

Realizado pelo Sindilojas RN e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Nort (Feomércio RN), o 38º CNSE tem uma programação focada nos principais desafios e oportunidades do sindicalismo patronal. Com o tema “Fortalecer sindicatos é preparar as empresas”, o evento receberá até a próxima sexta-feira, dia 11 de julho, mais de 1.200 executivos de todo o Brasil. Através de palestras, oficinas, debates e reuniões, eles poderão compartilhar boas práticas e se atualizar sobre as pautas mais importantes do comércio.

O evento é patrocinado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), e tem o apoio do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte.

Assessores executivos apresentam cases de gestão

Realizada no turno da manhã, a reunião técnica dos assessores executivos foi mediada por Márcio Salvador, do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e contou com a apresentação de oito trabalhos técnicos. Foram abordadas questões fundamentais para a gestão, como associativismo e sustentabilidade financeira. Os congressistas conheceram formas de ampliar a atuação de suas entidades com a oferta de serviços; melhorar a comunicação com os associados; e atrair mais negócios para o ecossistema dos sindicatos, adotando o modelo de contribuinte espontâneo, por exemplo.

Assessores jurídicos expõem projetos inovadores

A reunião técnica dos assessores jurídicos teve apresentações durante toda a quarta-feira (9), com painéis na manhã e na tarde do primeiro dia de 38° CNSE. O encontro foi marcado por trabalhos envolvendo os desafios da assessoria jurídica no contexto dos sindicatos patronais. Como instrumentos para facilitar o acompanhamento de demandas dos negócios associados e negociações coletivas, além de outros temas relevantes para os profissionais da advocacia sindical. A Fecomércio RN participou da reunião com o painel “O uso de tecnologias nas negociações coletivas de trabalho”, desenvolvido pela analista de relações sindicais Stéfane Oliveira e pelo assessor jurídico Igor Farias.

Para Stéfane, existem soluções inovadoras que podem garantir a segurança desse instrumento tão importante para o equilíbrio nas relações de trabalho. “No contexto das negociações virtuais e remotas, a tecnologia blockchain, por exemplo, permite essa eficácia, porque é criptografada”, explicou.

Assessores de comunicação sindical compartilham resultados positivos

Mediada pela gerente executiva do Sindilojas Caxias do Sul, Lisandra de Bona, a  reunião técnica de comunicação sindical ocorreu durante a tarde. Os painéis do encontro foram baseados em cases de sucesso em três categorias: imprensa, marketing institucional e eventos. Partindo do objetivo comum de valorizar a identidade dos sindicatos, os trabalhos ressaltaram a importância da divulgação junto aos veículos de comunicação, bem como resultados positivos alcançados através da realização de campanhas publicitárias e eventos direcionados para as necessidades dos associados.