Artigos do Presidente

RN Em Foco: proposições para o futuro da economia potiguar

Marcelo Fernandes de Queiroz

Presidente da Fecomércio RN

Rn em FocoA Fecomércio Rio Grande do Norte deu início, na última semana, a uma série de encontros com candidatos ao Governo do Estado. Nas ocasiões, realizamos a entrega do documento “RN em Foco”, um compilado com sugestões para o futuro da economia potiguar, que reúne pontos prioritários para os segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Para se ter uma ideia da força desses segmentos, são mais de 200 mil empreendimentos no estado, que geram ocupação e renda para 440 mil pessoas, sendo 326 mil com carteira assinada. Estes negócios pagam R$ 774 milhões em salários e respondem por 79% do nosso PIB e por 77% do ICMS recolhido aos cofres públicos.

Por ser a principal entidade de representação destes setores, temos o intuito de proporcionar um ambiente de diálogo democrático e propositivo, sobretudo neste momento. Por isso, além dos candidatos ao governo, o compilado de sugestões também será enviado para os candidatos ao Senado e à Câmara Federal, além de estar acessível de forma pública no site www.fecomerciorn.com.br/rnemfoco.

Para construção das propostas, foram feitas análises de dados públicos, estudos do Instituto Fecomércio e pesquisa realizada junto a empreendedores e líderes das organizações representativas do setor produtivo.

Também incluímos os documentos “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, que traça um diagnóstico do turismo potiguar, principalmente após o impacto da pandemia; e a “Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, ambas iniciativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Com isso, o “RN Em Foco” apresenta proposições para temas ligados à Gestão Pública, Segurança, Turismo e Incentivo ao Empreendedorismo. Entendemos que estas são áreas prioritárias.

Apesar de toda a proatividade, resiliência e espírito inovador do nosso empresariado, os nossos setores dependem fortemente de condições econômicas que podem – e devem – ser fruto de ações de Governo. Tais iniciativas precisam dar suporte para que possamos enfrentar um cenário que atualmente é bastante desafiador.

Temos observado os primeiros passos no processo de recuperação da economia, mas não sem sofrer duramente a influência do aumento da inflação, da dificuldade de acesso ao crédito pelas empresas e da queda do poder aquisitivo da nossa população.

Essa é uma preocupação constante dos empreendedores que foi revelada na pesquisa que realizamos com 800 empresários do Comércio, Serviços e Turismo em todo estado. Para 65% dos entrevistados, a economia piorou ou está igual ao ano passado, e cerca de 71% esperam mudanças para 2023.

Geração de empregos, queda da inflação e juros mais baixos são os principais fatores para estimular a economia, na opinião dos entrevistados neste estudo.

São dados que só reforçam a importância de abrirmos o canal do diálogo, para a construção conjunta, a fim de que o nosso estado possa desenvolver todo o seu potencial, ampliando as oportunidades de geração de emprego e renda, em benefício da nossa população e de um ambiente de negócios positivo.

A Fecomércio Rio Grande do Norte se coloca, mais uma vez, como um parceiro na elaboração de soluções aplicáveis e que construirão o RN que todos nós queremos!

Outros artigos