Marcelo Queiroz – Presidente da Fecomércio RN
O turismo é um dos pilares mais dinâmicos e promissores da economia do Rio Grande do Norte. Mais do que números, os avanços que temos registrado revelam uma vocação que vai além do crescimento econômico: trata-se de um processo de desenvolvimento estratégico, estruturado e, acima de tudo, sustentável, que gera emprego, renda e novas oportunidades para a população.
É com esse olhar que celebramos a realização da 2ª edição latino-americana da Conferência Green Destinations, evento internacional que reuniu, ao longo da última semana, especialistas, gestores públicos, trade turístico e representantes da iniciativa privada em torno de uma agenda comum: o fortalecimento de práticas sustentáveis no turismo. Uma oportunidade para compartilhar experiências, conhecer cases de sucesso e ampliar a adoção de modelos responsáveis de gestão turística, com foco na proteção dos destinos e na geração de benefícios sociais e econômicos para as comunidades.
Sediar um encontro dessa magnitude no Hotel Escola Senac Barreira Roxa reforça ainda mais o protagonismo do Sistema Fecomércio RN – e do próprio estado – na pauta da sustentabilidade no turismo. O hotel foi o primeiro da América Latina a conquistar a certificação ISO 21401 de sustentabilidade. Além disso, possui o Certificado de Neutralização de Carbono, concedido pela O’Green Brasil, a certificação internacional Good Travel Seal – categoria Ouro em Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos, e o Selo de Qualidade da Água, concedido pela Prefeitura de Natal.
Mais do que um reconhecimento, a escolha de Natal e do Senac RN como anfitriões da Conferência Green Destinations representa uma reafirmação do compromisso do Sistema Fecomércio RN com o futuro do turismo, não apenas no Rio Grande do Norte, mas em toda a América Latina.
A atuação do Sistema Comércio potiguar tem alcançado os municípios por meio da qualificação profissional, da inovação e da inteligência de mercado – pilares que estruturam uma nova forma de pensar e praticar o turismo no Rio Grande do Norte.
Não por acaso, o estado foi pioneiro na América Latina a conquistar certificações da Green Destinations. Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Santa Cruz hoje figuram entre os Top 100 Destinos Sustentáveis do mundo. Essas conquistas são resultado de uma metodologia desenvolvida, aplicada e intermediada pelo Senac RN, que reflete nossa visão de um turismo que valoriza as pessoas e preserva os territórios.
Outro exemplo é o nosso Sistema de Inteligência Turística, o Sírio, conectando dados, sustentabilidade e vocações locais para traçar decisões mais assertivas de gestores e empreendedores. Um instrumento que alia responsabilidade socioambiental e desenvolvimento econômico com inteligência.
Estamos diante de uma grande oportunidade. Conferências como a que sediamos não são apenas um ponto de encontro, mas um ponto de partida para novas ideias, parcerias e soluções que façam do turismo um instrumento de transformação sustentável, respeitando as pessoas, a cultura e o planeta.
Assim, o Rio Grande do Norte mostra ao mundo que é possível crescer cuidando. E é esse modelo que queremos fortalecer, replicar e inspirar. Sigamos dispostos a trabalhar com este propósito e a construir o futuro do turismo que queremos deixar para as próximas gerações.