Artigos do Presidente

22 de fevereiro de 2019

A escola do turismo potiguar

Por Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN

O segmento turístico potiguar viveu um momento histórico no dia 14 de fevereiro passado. Após 20 meses de obras, tivemos a imensa satisfação de reinaugurar o complexo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, uma estrutura moderna, ampliada e que irá ampliar significativamente a nossa capacidade de formação de mão-de-obra para este setor que é a grande mola propulsora da nossa economia.

Este artigo foi publicado em 22 de fevereiro de 2019 no jornal Tribuna do Norte

Fizemos um grande investimento, que ratifica nosso compromisso com o desenvolvimento do estado do RN. O Barreira Roxa é motivo de orgulho não apenas para nós, mas para todos os norte-riograndenses. Ele é o único Hotel-Escola no Norte-Nordeste do país, o que garante um diferencial competitivo fantástico para o Rio Grande do Norte enquanto destino turístico.

Qualquer empresário do turismo potiguar sabe que a escassez de mão-de-obra com qualificação adequada é um dos grandes gargalos do setor. Além disso, é ponto pacífico, principalmente para quem trabalha no segmento, que um atendimento de baixa qualidade para um turista pode jogar por terra centenas de milhares de reais investidos em promoção de um destino.

Sendo assim, investir, como estamos fazendo, em uma escola de referência, que tem um hotel como imenso laboratório, dotada de que há de melhor em infraestrutura e equipamentos para formar os melhores profissionais é, antes de tudo, investir no incremento do nosso turismo, que traz a reboque o comércio, os serviços, a indústria, a arrecadação de impostos, enfim, todo o círculo produtivo potiguar.

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa é um ícone do nosso trabalho, do trabalho do Sistema S do Comércio no Rio Grande do Norte em prol do nosso povo e no rumo da nossa missão de transformar vidas.

São muitos os exemplos que temos nesta linha. Mas hoje me atenho apenas ao Hotel-Escola e aos cerca de 2 mil profissionais que passaremos a formar por ano, em um portfólio de mais de cem cursos.

Um portfólio que vai desde cozinheiro profissional até camareira, passando por gerentes de Alimentos e Bebidas, garçons e mestre confeiteiro. Cursos que duram de dois meses a dois anos.

E o melhor de tudo é que estes profissionais – justamente graças ao elevado, elogiado e reconhecido nível de suas sólidas formações – emplacaram taxas de empregabilidade altíssimas, em média de 85%, chegando a 100% em alguns cursos.

Em um país onde temos mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, num estado onde cerca de 200 mil pessoas buscam oportunidade de ocupação e renda, apenas estes dados, por si só, já deveriam ser suficientes para que o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa merecesse o aplauso de todos os norte-riograndenses.

E eu tenho certeza de que ele merece. Pelo menos da imensa parcela da nossa sociedade que conhece o nosso trabalho, nossos números, além da transparência e seriedade do que fazemos. É por eles – e pelas vidas que transformamos há quase sete décadas – que seguimos trabalhando firme. Por um Rio Grande do Norte maior e melhor, para todos nós.

Porque o Barreira Roxa representa tudo isso. É Hotel, é Escola, é para o Turismo. E, acima de tudo, é potiguar!

Outros artigos

Pular para o conteúdo