Artigos do Presidente

17 de novembro de 2025

Trabalho que move o fim de ano

Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN 

Basta caminhar pelas ruas do comércio para ter certeza de que o clima de Natal e Ano-Novo já está no ar: vitrines iluminadas, estoques prontos e a cidade ensaia um movimento conjunto de consumo. É nesse palco sazonal que muitos potiguares, certamente, sonham – ou já estão vivendo – momentos de aprendizado e a expectativa de ter adentrado a porta de uma trajetória no mercado de trabalho.

O Instituto Fecomércio RN estima mais de 31,2 mil contratações temporárias no Rio Grande do Norte entre novembro e dezembro de 2025. Esse movimento reflete o aumento do consumo nas datas comemorativas, a circulação do 13º salário e os pagamentos de bônus que impulsionam o varejo, supermercados, logística e serviços.

É bem verdade: vivemos um crescimento mais contido, mas há sinais claros de dinamismo em setores estratégicos. A estimativa de contratações temporárias fica 6,9% abaixo do volume observado em 2024, mas este é o reflexo de um ritmo de crescimento mais moderado após um ano especialmente forte, quando o RN foi o 4º que mais cresceu no país. Por outro lado, até setembro, o IBGE registra avanço no RN das receitas em setores-chave: comércio (+2,3%), serviços (+4,3%) e turismo (+5,5%). Enquanto isso, o Banco do Brasil projeta crescimento de 1,4% para a economia estadual em 2025.

Neste cenário, mais do que atender picos de demanda, esse ciclo oferece uma janela de oportunidade para trabalhadores: experiência profissional, renda complementar e, em muitos casos, chance real de efetivação. Para que esse potencial se materialize, as empresas precisam agir com planejamento. Seleção objetiva, treinamento compacto e avaliação baseada em resultados são medidas simples que aumentam a eficiência do processo seletivo e elevam a qualidade do atendimento.

Como empresário que, um dia começou sua trajetória ainda jovem em uma pequena farmácia e cheio de sonhos, carrego três lições que levo comigo e que quero deixar para quem busca uma oportunidade e para quem contrata. Primeiro, a esperança que nos move adiante, mesmo diante das incertezas. Em segundo lugar, faça parcerias para fortalecer seus resultados e gerar um desenvolvimento real. E tenha uma boa equipe para transformar planos em conquistas, porque são as pessoas que dão sentido a tudo o que fazemos.

O Sistema Fecomércio RN está atento a esse ciclo. Acompanhamos dados, orientamos empresas e promovemos ações que favoreçam empregabilidade e qualificação. Não se trata apenas de números; tratam-se de vidas, de oportunidades e de futuro. Que aproveitemos o fim de ano para abrir novas portas.

Artigo publicado no Jornal Tribuna do Norte

Outros artigos

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.