1 de dezembro de 2014

Vice-presidente da Fecomércio participa do Motores do Desenvolvimento do RN

Representando o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Lacerda, participou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, da 22ª edição do projeto Motores do Desenvolvimento do RN. O Seminário aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e teve como tema “Perspectivas econômicas para o RN e o Brasil 2015-2018”.

Em sua fala, Luiz Lacerda mostrou-se preocupado com o atual cenário da economia brasileira. “Pensamos que o modelo econômico, posto em prática pelo governo nos últimos anos, sustentado pela evolução do consumo interno em razão da melhoria da renda das famílias e da concessão de créditos em profusão, se acha em fase de estagnação. Também nos assombra a absurda carga tributária imposta às atividades produtivas que ainda poderá vir a crescer”.

Contudo, apesar da apreensão demonstrada, Lacerda também comenta o vislumbre de soluções para a economia, em especial a norte-rio-grandense: “Apostar nos caminhos delineados pelo Programa Mais RN, por exemplo, pode ser uma alternativa para o nosso estado. E conjugar esforços em iniciativas que possam contar com a firme parceria entre os setores público e privado, pode vir a ser o único caminho a ser trilhado pra recuperar a nossa combalida dinâmica econômica”, finaliza.

O presidente do Sistema Fiern e anfitrião do evento, Amaro Sales, convocou a classe política e empresarial para colocar em prática o Programa Mais RN e explicou seu objetivo: “O pacto proposto no Mais RN objetiva estimular o aumento da eficiência econômica no estado. Melhorando os ambientes de negócios, as mudanças sugeridas no projeto permitirão que o estado atinja um novo nível econômico”.

Com o tema “Rumos para o futuro – desafios e oportunidades para o Rio Grande do Norte: onde estamos e onde queremos chegar”, O primeiro palestrante do dia, o administrador e diretor da Macroplan (empresa responsável pelo desenvolvimento do programa Mais RN), Alexandre Mattos, apresentou oportunidades de negócios que devem nortear os investimentos do Estado na próxima década, tais como, o desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal, da área portuária e da energia eólica. Mattos ainda enfatiza a necessidade de investimento na educação: “Não há mão de obra qualificada suficiente no estado. Precisamos capacitar a população para atender as necessidades do mercado”.

O segundo palestrante, o presidente e fundador da Macroplan Consultoria, Cláudio Porto, reiterou a necessidade de investimentos em educação para superar as dificuldades econômicas do Rio Grande do Norte. “Apesar do cenário econômico atual do estado ser preocupante, ainda há remédio para o RN. Contudo, isso depende de uma série de ações integradas que tem como a base de sustentação, a educação. Isto porque, o mercado precisa de profissionais cada vez mais qualificados, que são escassos em todos os estados brasileiros”.

Cláudio Porto comenta outros problemas a serem enfrentados: “Além deste problema, não somente o Rio Grande do Norte, mas todo o Brasil, enfrenta dificuldades relacionadas, principalmente, ao escoamento do que é produzido por questões que vão desde a falta de infraestrutura das rodovias, vias férreas e alto custo do frete aéreo ao alto índice do imposto tributado em combustíveis e produtos. Mas, com ajuda principalmente do Governo Estadual, teremos a possibilidade de viabilizar projetos de expansão da economia e qualidade de vida locais, como é o caso do Mais RN”.

O último palestrante do dia foi o economista da Fundação Getúlio Vargas, Armando Castelar, que falou sobre as perspectivas econômicas do Brasil para o curto e médio prazos.

Participaram do Seminário, representando a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; a prefeita em exercício de Natal, Wilma de Faria; o Ministro da Previdência Social, Garibalbi Alves Filho; o diretor da Tribuna do Norte, Ricardo Alves; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva; o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi; Afrânio Miranda, representado o presidente da FCDL; superintendente da Faern, José Álvares Vieira; o superintendente do Sebrae, Zeca Melo; o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras; o presidente da Associação Comercial, Itamar Manso; o vice-presidente da CDL Natal, Augusto Vaz; e os deputados estaduais, Walter Alves, Kelps Lima, Márcia Maia, Hermano Morais e Antônio Jácome;