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16 de janeiro de 2014

Vendas no RN em novembro crescem acima do esperado e 2013 deve fechar com alta perto dos 10%

Fecomércio estimava aumento de 8% para o penúltimo mês do ano, mas números do IBGE mostraram incremento de 10%. Acumulado do ano, faltando dezembro, é de 9,2%

O clima de final de ano, a injeção dos recursos públicos em obras e a expectativa do pagamento do 13º salário animaram os potiguares e as vendas do Comércio Varejista Ampliado cresceram 10% em novembro de 2013, na comparação com o mesmo mês de 2012 no Rio Grande do Norte. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 16.01, pelo IBGE e ficaram um pouco acima dos 8% que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado havia projetado. No chamado “Varejo Restrito” – que não considera os setores de Materiais de Construção e de Automóveis e Peças para veículos-, o incremento foi um pouco menor no estado: 8,1%. Nos dois estratos, o desempenho potiguar ficou acima das médias nacionais (o país emplacou 7% de alta no Varejo Ampliado e 5,7% no restrito em novembro). No acumulado de janeiro a novembro, o incremento das vendas já é de 9,2%, acima dos 7,6% emplacados em todo o ano de 2012.

“Não temos dúvidas de que tivemos, em 2013, um segundo semestre melhor para o comércio potiguar do que em 2012, apesar de alguns contratempos como a crise que o nosso setor turístico viveu e da qual só agora começa a se recuperar. E isso se deveu, principalmente, à retomada dos investimentos em obras públicas. Somente a Prefeitura de Natal injetou centenas de milhões de reais em obras e este dinheiro, novo, movimenta a economia. Além disso, medidas federais, como as desonerações fiscais e os projetos de incentivo à aquisição de produtos, como o Minha Casa Melhor, sempre refletem nos indicadores de vendas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.
Analisando os números, o quadro pintado pelo presidente fica claro. Embora o incremento nominal do período de julho a novembro em 2013 tenha ficado abaixo do mesmo período de 2012 (8,9% contra 10,3%), há que se levar em consideração a base de comparação. “Os percentuais de aumento de vendas que registramos no segundo semestre de 2012 se deram sobre números baixos, que havíamos registrado em 2011. Já no ano passado, os percentuais foram muito bons sobretudo considerando a base alta de comparação (ver quadro)”, diz Marcelo Queiroz.

Para dezembro (cujos números oficiais só devem ser divulgados em fevereiro), o Queiroz projeta um incremento na casa dos 8% a 8,5%. Caso isto ocorra, o fechamento de 2013 se dará com uma alta nas vendas bem próxima dos 10%, o que seria um desempenho muito acima do PIB nacional e também dos 7,6% de alta registrados em 2012.
Segundo o IBGE, os segmentos que registraram as maiores altas de vendas em novembro foram Eletrodomésticos (12,5%), Artigos Farmacêuticos e de Perfumaria (12,1%) e Materiais de Escritório, Informática e Comunicação (10,4%). O setor de Veículos emplacou alta de 3,3% no mês. Já o de Materiais de Construção viu suas vendas crescerem 5,1% (veja quadro).

Mês

2011

2012

2013

Janiro

14,60%

2,80%

7,60%

Fevereiro

13,40%

-1,00%

6,20%

Março

-9,40%

7,40%

13,20%

Abril

7,80%

1,40%

16,80%

Maio

11,10%

6,90%

10,30%

Junho

7,80%

13,60%

2,10%

Julho

6,20%

9,40%

10,10%

Agosto

9,60%

11,50%

6,30%

Setembro

3,70%

5,80%

11,20%

Outubro

-0,10%

14,60%

7,30%

Novembro

1,90%

9,90%

10,00%

Dezembro

4,00%

7,50%

 

NO ANO

5,50%

7,60%

9,19%
 
Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado

 (1), por Unidade da Federação – Novembro 2013

Unidade da Federação

Índice de volume(2)

Variação

Mensal (3)

Acumulada (4)

set/13

out/13

nov/13

No ano

12 Meses

Brasil

116,4

7,7

2,2

5,7

3,6

3,8

Rondônia

113,3

-2,9

-9,7

1,4

0,8

0,7

Acre

127,0

16,3

10,5

14,1

11,0

10,6

Amazonas

110,2

8,5

9,3

6,8

4,2

3,5

Roraima

115,8

-0,5

-2,7

-5,1

3,3

4,0

Pará

115,7

2,8

-2,0

3,5

2,8

3,1

Amapá

111,0

-6,4

-5,1

-4,9

2,0

3,2

Tocantins

124,3

6,7

-3,4

4,9

3,5

3,8

Maranhão

120,6

8,6

3,3

3,9

5,6

5,9

Piaui

120,8

10,1

5,2

6,9

6,6

6,2

Ceará

113,9

3,5

-1,2

2,8

-0,5

0,1

Rio G. do Norte

120,6

11,2

7,3

10,0

9,2

9,0

Paraíba

125,3

9,9

6,9

8,0

8,8

8,4

Pernambuco

120,2

11,2

5,6

7,8

5,0

5,3

Alagoas

129,0

10,9

10,8

9,7

5,0

6,0

Sergipe

115,1

4,8

1,5

1,8

2,1

2,3

Bahia

116,0

7,0

1,9

4,9

1,7

2,2

Minas Gerais

108,0

1,4

-4,8

-2,9

0,0

-0,1

Espirito Santo

99,8

-0,5

-2,7

-0,4

-3,6

-3,0

Rio de Janeiro

115,9

11,2

5,1

10,1

6,4

6,0

São Paulo

117,0

6,8

2,8

5,8

3,0

3,5

Paraná

120,9

12,3

5,9

9,2

7,0

6,1

Santa Catarina

114,2

7,8

1,7

5,1

3,1

3,0

Rio Grande do Sul

124,3

13,9

5,1

9,1

6,3

6,2

Mato Grosso do Sul

122,9

6,8

-2,7

5,6

7,4

7,1

Mato Grosso

123,6

6,9

0,7

5,2

5,3

5,3

Goiás

116,1

10,2

-2,3

7,3

5,5

5,5

Distrito Federal

110,6

7,3

-0,3

3,9

-0,2

0,1

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. 
(1) Incluir as atividades de Veículos e de Material de construção, além daquelas que compoem o varejo 
(2) Base: 2011 = 100 
(3) Base : Igual mês do ano anterior = 100 
(4) Base no ano: Igual período do ano anterior = 100 
Base 12 meses: 12 meses imediatamente anteriores aos 12 últimos meses = 100

Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista, por Unidade da Federação – Novembro 2013
 

Unidade da Federação

Índice de volume(1)

Variação

Mensal (2)

Acumulada (3)

set/13

out/13

nov/13

No ano

12 Meses

Brasil

117,9

4,3

5,4

7,0

4,3

4,4

Rondônia

122,5

3,0

4,8

16,9

8,8

8,1

Acre

125,2

1,9

6,0

13,7

2,9

2,5

Amazonas

110,8

5,3

8,8

7,3

3,4

2,9

Roraima

129,3

-5,6

-2,2

-1,3

3,2

4,2

Pará

113,1

5,3

6,0

9,5

5,7

5,2

Amapá

125,9

-1,6

2,1

4,4

3,3

4,2

Tocantins

134,8

10,3

5,2

7,2

5,6

5,7

Maranhão

127,6

9,5

10,3

13,4

8,4

8,4

Piaui

110,8

6,7

4,1

4,0

3,6

3,1

Ceará

117,9

3,4

2,4

4,8

3,6

3,8

Rio G. do Norte

119,1

8,6

10,4

8,1

9,7

9,3

Paraíba

131,4

2,8

7,9

12,0

9,9

9,4

Pernambuco

125,1

9,0

7,1

9,7

6,4

6,9

Alagoas

121,8

10,7

12,0

9,3

7,0

7,0

Sergipe

111,2

-1,4

4,0

4,0

3,2

3,1

Bahia

117,3

2,8

4,6

7,5

2,4

2,7

Minas Gerais

110,1

1,1

2,0

5,3

0,9

0,8

Espirito Santo

117,0

-2,9

0,4

4,8

2,2

3,2

Rio de Janeiro

114,6

5,3

5,4

8,8

5,3

5,2

São Paulo

120,0

4,7

6,4

6,4

4,3

4,7

Paraná

121,2

7,3

8,8

10,0

6,0

5,7

Santa Catarina

114,5

2,0

4,6

4,2

2,6

2,9

Rio Grande do Sul

117,2

1,8

2,0

5,1

3,7

3,5

Mato Grosso do Sul

135,9

8,0

7,3

8,5

10,4

10,4

Mato Grosso

118,3

5,0

7,4

9,6

6,5

5,8

Goiás

116,9

4,4

4,7

7,7

4,4

4,2

Distrito Federal

111,5

3,1

5,1

7,3

2,8

2,2

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. 
(1) Base: 2011 = 100
(2) Base: Igual mês do ano anterior = 100
(3) Base no ano: Igual período do ano anterior = 100 
Base 12 meses: 12 meses imediatamente anteriores aos 12 últimos meses = 100 

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