Instituto Fecomércio RN projeta alta de 9,6% no estado diante de 2024 com salto expressivo nos negócios em Mossoró
O Rio Grande do Norte deve movimentar R$ 377,9 milhões com as compras de presentes e passeios do Dia das Crianças, aquecendo os setores de Comércio e Serviços. A constatação é da Pesquisa de Intenção de Compras realizada anualmente pelo Instituto Fecomércio RN (IFC) que aponta avanço nominal de 9,6% em relação a 2024, resultado que, descontada a inflação dos últimos 12 meses, representa um crescimento real próximo a 4% — sinal de um varejo estadual mais aquecido que a média nacional.
Em Natal, o comércio deve movimentar cerca de R$ 127,6 milhões neste ano, resultado que representa um crescimento discreto de 0,7% em relação a 2024. Apesar de uma aparente estagnação, o número é avaliado pelo IFC como reflexo do mercado maduro da capital, que ganha mais em conversão do que em volume.
A pesquisa mostra também que 69,8% dos entrevistados têm intenção de ir às compras. O tíquete médio está estimado em R$ 157,48 para presentes e R$ 180,51 para passeios. Além disso, a maioria dos clientes (70,5%) deve realizar a compra na semana que antecede a data e 75,5% afirma que vai pesquisar preços antes de concluir a compra. Quanto às formas de pagamento, prevalece a opção à vista, mencionada por 59,2% dos entrevistados.
Mossoró avança acima da média estadual
Em Mossoró, o cenário é de maior dinamismo. O comércio local deve registrar um volume de R$ 32,7 milhões, o que significa uma alta de 22,2% em relação ao ano passado — desempenho acima da média estadual. O percentual de intenção de compra é menor que o de Natal, com 57,8%, mas os dados apontam uma maior intensidade no gasto e evolução da intenção em comparação a 2024. Os consumidores devem desembolsar, em média, R$ 143,25 em presentes e R$ 158,68 em passeios.
No município, o comércio de rua se destaca, reunindo 45,2% das compras, enquanto a maioria dos consumidores (78,9%) também tende a deixar as aquisições para a semana anterior ao Dia das Crianças. A pesquisa de preços é praticada por 70,6% dos compradores. O mix de produtos mostra predominância dos brinquedos (69,5%), seguido pelo vestuário, que tem participação maior em Mossoró do que em Natal (42,8%). Os eletrônicos aparecem em crescimento, representando 13,4% das intenções. Diferente da capital, o parcelamento é a modalidade de pagamento mais utilizada, com 54,6% das escolhas.
IFC sugere estratégias para vender melhor
Com base nos resultados da pesquisa, o IFC sugere que, para a capital, que tem mercado mais consolidado, os empresários aproveitem o alto índice de pagamentos à vista. Ações como descontos para Pix, combos de presentes, como brinquedos e roupa, e ofertas relâmpago na semana de 5 a 12 de outubro ganham força. O ticket médio mais alto em passeios abre espaço para parcerias com cinemas, parques e restaurantes, em modelos do tipo “compre o presente e ganhe ingresso”.
Já para o mercado mossoroense, onde o consumo cresce de forma acelerada, o parcelamento tem papel central. No comércio de rua, principal canal da cidade, campanhas de vizinhança e horários estendidos ajudam a captar o público que deixa as compras para a última hora, que chega a 78,9% dos clientes.