Segundo o IBGE, vendas no RN, que já haviam crescido 6,6% em janeiro, acumulam aumento de 16,8% no primeiro bimestre deste ano.
O início da recuperação do setor turístico potiguar – que em janeiro deste ano registrou um movimento bem superior ao mesmo mês do ano passado – o aquecimento esperado para um ano de Copa do Mundo e, ainda, o maior volume de investimentos públicos, injetando dinheiro novo na economia, fizeram com que o varejo potiguar tivesse em 2014 um primeiro bimestre bem melhor que em 2013.
O IBGE divulgou nesta terça-feira, 15, os dados do volume de vendas relativos a fevereiro. No mês, o Comércio Varejista Ampliado do RN emplacou alta de 10,2%, o melhor segundo mês do ano desde 2011 (ver tabela). No somatório dos dois primeiros meses (em janeiro a alta registrada foi de 6,6%) o primeiro bimestre de 2014 acumula alta de 16,8% nas vendas, um resultado acima dos 13,8% registrados no mesmo período de 2013.
“Registrar uma alta acima de 10% é extremamente positivo. Nossa média de crescimento ficou bem maior que a média nacional (que foi de 6,5% no mês de fevereiro). Ainda é muito cedo para dizer que temos uma tendência consistente, mas estes números do primeiro bimestre são, sim, bem animadores”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz.
O crescimento do chamado “Comércio Varejista” que desconsidera os setores de “Veículos e Peças” e o de “Materiais de Construção”, ficou bem próximo do índice geral (Varejista Ampliado), emplacando no RN, em fevereiro, alta de 10,1%. “Esta proximidade entre os dois índices (Varejista e Varejista Ampliado) mostra que não houve uma queda expressiva nestes dois segmentos (Veículos e Materiais de Construção), que têm bom valor agregado e são indicadores importantes da atividade econômica de um estado”, diz Queiroz.
Entre os segmentos que registraram as maiores altas nas vendas em fevereiro de 2014 estão, por exemplo, o de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que registrou expansão no volume de vendas de 17,2%. Este segmento representa cerca de 23% do faturamento do varejo potiguar.
Incluem-se nesta atividade, por exemplo, as lojas de departamentos.
A atividade de Materiais de Construção, com crescimento de 16,6% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior, exerceu o segundo maior impacto na formação da taxa geral do varejo (22,6%).
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 15,2%, em relação ao ano anterior, apresentou a terceira maior contribuição.
A quarta maior contribuição à taxa global do varejo em fevereiro coube à atividade de Móveis, com alta de 14,4%, seguida pelo segmento de Combustíveis e lubrificantes (13,5%).
“Esperamos e precisamos agora trabalhar, muito, para consolidar este movimento de crescimento das nossas vendas. Com ele virão mais empregos e uma atividade econômica mais pujante, afinal o Comércio e os Serviços representam nada menos que 40,56% do nosso PIB e 46,5% dos empregos formais deste estado”, finaliza Marcelo Queiroz.
QUADROS COMPLEMENTARES
Mês
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
Janeiro
|
14,60%
|
2,80%
|
7,60%
|
6,6%
|
Fevereiro
|
13,40%
|
-1,00%
|
6,20%
|
10,2%
|
Março
|
-9,40%
|
7,40%
|
13,20%
|
|
Abril
|
7,80%
|
1,40%
|
16,80%
|
|
Maio
|
11,10%
|
6,90%
|
10,30%
|
|
Junho
|
7,80%
|
13,60%
|
2,10%
|
|
Julho
|
6,20%
|
9,40%
|
10,10%
|
|
Agosto
|
9,60%
|
11,50%
|
6,30%
|
|
Setembro
|
3,70%
|
5,80%
|
11,20%
|
|
Outubro
|
-0,10%
|
14,60%
|
7,30%
|
|
Novembro
|
1,90%
|
9,90%
|
10,00%
|
|
Dezembro
|
4,00%
|
7,50%
|
5,90%
|
|
NO ANO
|
5,50%
|
7,60%
|
8,80%
|
8,4%
|
Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado (1), por Unidade da Federação – Fevereiro 2014
Unidade da Federação
|
Variação
|
Mensal (3)
|
Acumulada (4)
|
dez/13
|
jan/14
|
fev/14
|
No ano
|
12 Meses
|
Brasil
|
2,9
|
4,7
|
8,4
|
6,5
|
3,9
|
Rondônia
|
2,6
|
2,9
|
7,5
|
5,1
|
1,3
|
Acre
|
11,5
|
13,0
|
13,6
|
13,3
|
11,1
|
Amazonas
|
7,3
|
8,6
|
5,4
|
7,1
|
5,1
|
Roraima
|
1,4
|
-0,3
|
0,6
|
0,1
|
1,5
|
Pará
|
0,7
|
4,4
|
6,1
|
5,2
|
2,4
|
Amapá
|
-4,7
|
-12,7
|
-3,2
|
-8,2
|
-1,3
|
Tocantins
|
-7,5
|
3,1
|
4,7
|
3,8
|
2,2
|
Maranhão
|
3,1
|
4,3
|
11,0
|
7,4
|
5,4
|
Piaui
|
0,5
|
4,0
|
10,7
|
7,1
|
6,4
|
Ceará
|
3,8
|
7,0
|
14,6
|
10,5
|
1,3
|
Rio G. do Norte
|
5,9
|
6,6
|
10,2
|
8,3
|
9,0
|
Paraíba
|
4,7
|
6,4
|
10,8
|
8,4
|
8,6
|
Pernambuco
|
6,5
|
7,9
|
14,1
|
10,8
|
6,4
|
Alagoas
|
5,7
|
7,9
|
15,1
|
11,3
|
5,7
|
Sergipe
|
0,7
|
8,9
|
10,4
|
9,6
|
3,4
|
Bahia
|
1,8
|
5,8
|
13,0
|
9,1
|
2,8
|
Minas Gerais
|
-5,1
|
2,4
|
2,5
|
2,4
|
-0,6
|
Espirito Santo
|
-10,6
|
-7,3
|
-2,8
|
-5,2
|
-4,8
|
Rio de Janeiro
|
3,4
|
2,5
|
10,8
|
6,3
|
6,3
|
São Paulo
|
2,7
|
4,3
|
7,0
|
5,6
|
3,3
|
Paraná
|
7,8
|
5,2
|
5,3
|
5,2
|
6,6
|
Santa Catarina
|
8,5
|
6,7
|
15,0
|
10,6
|
5,0
|
Rio Grande do Sul
|
7,1
|
11,5
|
15,3
|
13,3
|
7,5
|
Mato Grosso do Sul
|
11,0
|
-0,1
|
3,9
|
1,8
|
6,1
|
Mato Grosso
|
0,2
|
6,0
|
8,8
|
7,3
|
5,2
|
Goiás
|
3,0
|
1,6
|
3,6
|
2,5
|
4,4
|
Distrito Federal
|
-2,2
|
11,2
|
10,4
|
10,8
|
1,1
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista, por Unidade da Federação – fevereiro 2014
Unidade da Federação
|
Variação
|
Mensal (2)
|
Acumulada (3)
|
dez/13
|
jan/14
|
fev/14
|
No ano
|
12 Meses
|
Brasil
|
3,9
|
6,4
|
8,5
|
7,4
|
5,0
|
Rondônia
|
13,2
|
10,2
|
8,7
|
9,5
|
9,5
|
Acre
|
13,5
|
14,1
|
15,6
|
14,8
|
5,7
|
Amazonas
|
7,5
|
6,9
|
3,7
|
5,4
|
4,4
|
Roraima
|
3,8
|
0,8
|
1,5
|
1,1
|
3,0
|
Pará
|
6,9
|
6,4
|
10,1
|
8,1
|
6,3
|
Amapá
|
1,0
|
2,6
|
8,9
|
5,6
|
3,4
|
Tocantins
|
0,1
|
10,7
|
16,3
|
13,3
|
6,2
|
Maranhão
|
9,7
|
8,9
|
15,9
|
12,2
|
9,5
|
Piaui
|
5,8
|
6,7
|
8,3
|
7,4
|
5,2
|
Ceará
|
4,8
|
8,3
|
14,4
|
11,1
|
4,8
|
Rio G. do Norte
|
6,1
|
6,9
|
10,1
|
8,4
|
9,2
|
Paraíba
|
3,6
|
4,7
|
6,6
|
5,6
|
8,9
|
Pernambuco
|
4,4
|
5,8
|
13,1
|
9,1
|
6,9
|
Alagoas
|
7,4
|
11,2
|
18,1
|
14,4
|
8,9
|
Sergipe
|
-0,2
|
7,0
|
7,3
|
7,1
|
3,8
|
Bahia
|
4,4
|
9,6
|
15,7
|
12,4
|
4,5
|
Minas Gerais
|
0,4
|
6,1
|
7,0
|
6,5
|
1,8
|
Espirito Santo
|
-3,8
|
4,9
|
3,0
|
4,0
|
1,5
|
Rio de Janeiro
|
2,5
|
4,8
|
5,1
|
4,9
|
5,2
|
São Paulo
|
3,4
|
6,6
|
8,5
|
7,5
|
4,9
|
Paraná
|
9,3
|
6,2
|
7,7
|
6,9
|
6,9
|
Santa Catarina
|
2,8
|
5,9
|
5,5
|
5,7
|
3,5
|
Rio Grande do Sul
|
5,0
|
7,1
|
8,7
|
7,9
|
4,6
|
Mato Grosso do Sul
|
15,5
|
4,7
|
8,0
|
6,2
|
9,8
|
Mato Grosso
|
2,0
|
5,2
|
9,5
|
7,3
|
6,3
|
Goiás
|
7,0
|
7,4
|
10,3
|
8,8
|
5,5
|
Distrito Federal
|
2,5
|
4,1
|
8,7
|
6,3
|
3,6
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
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