Notícias

11 de janeiro de 2021

Turismo religioso busca recuperação depois das perdas da pandemia

Assim como acontece em diversos segmentos dentro do setor de Viagens, o Turismo Religioso sofreu forte impacto no ano passado, graças à pandemia. Eventos como Círio de Nazaré e a Festa da Padroeira, celebrados no Pará e no interior de São Paulo, respectivamente, não foram realizados conforme sua tradições e geraram prejuízos econômicos que precisam ser recuperados.

Para medir o tamanho do prejuízo, vale lembrar alguns números de 2019, quando os dois eventos foram realizados sem restrições. À época, a festa paranaense contabilizou US$ 32 milhões gerados. Já o encontro em Aparecida, cidade paulista, teve a presença de mais de 170 mil pessoas – entre turistas e excursionistas.

Confiando que o momento mais agudo da crise já ficou para trás, apostando nos protocolos de segurança já adotados e pensando no início de uma retomada, o calendário do Turismo religioso em 2021 já tem algumas datas definidas, de acordo com a FBHA.

“Na próxima quinta-feira (21), será celebrado o Dia Mundial da Religião. Essa data é muito importante, pois milhões turistas se mobilizam para conhecer mais de 200 destinos nacionais focados em diferentes tipos de religião. É inegável que o fechamento desses estabelecimentos, no ano passado, trouxe prejuízos para o setor. Entretanto, vale destacar que a maioria dos locais passou por mudanças em seus protocolos de segurança, adotando medidas preventivas mais criteriosas”, comenta o presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Alexandre Sampaio.

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Além disso, apenas em 2017, a religião movimentou R$ 15 bilhões no País.

Fonte: Panrotas

Outras notícias

Pular para o conteúdo