22 de junho de 2022

Turismo nacional cresce 47,7% e fatura R$ 15,3 bi em abril, diz levantamento

O turismo brasileiro cresceu 47,7% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento chegou a R$ 15,3 bilhões no mesmo mês.
Os dados são do Conselho de Turismo da FecomercioSP. De acordo com o levantamento, os números foram impulsionados pelos feriados Sexta-feira Santa, Tiradentes e os desfiles de Carnaval.

Em entrevista à CNN Rádio, a presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio de São Paulo, Mariana Aldrigui, afirmou que “falta muito pouco” para atingir o patamar pré-pandemia, ao menos no que diz respeito ao turismo feito em aviões.

“Estamos em 96%, só não voltamos ao pré-pandemia por causa do turismo de negócios, muitas empresas entenderam que manter reuniões online era mais interessante.”

O resultado positivo, segundo explicou Mariana Aldrigui, tem relação com a demanda reprimida: “É um efeito de quase 1 ano e meio de pessoas que adiaram seus planos de viagem.”

Mariana fez uma ressalva, no entanto, de que o cenário econômico não garante a plena retomada até o final do ano, embora o resultado das férias de julho deva ser positivo: “De agosto para frente o cenário é incerto.”

“Só nessa semana temos alta do dólar, elevação do preço das passagens e notícias da Europa de desarranjo, como falta de pessoal de equipe de aeroporto e greves, essas mensagens podem atrapalhar as viagens dos brasileiros.”

De acordo com ela, “em termos domésticos, os números são excelentes, mas no turismo internacional estamos 40% abaixo.”

Mariana também alertou para a alta da inflação, que interfere diretamente nos planos de turismo: “Quando a gente separa valor para viagem, é o que sobra de alimentação, escola, etc, dentro do orçamento, se as coisas estão mais caras, há menos dinheiro para viajar”.

*Com produção de Isabel Campos | CNN Brasil