Notícias

30 de setembro de 2014

Travessia marítima movimentou praia de Ponta Negra

Cerca de 150 nadadores cortaram as águas da praia de Ponta Negra, em Natal, no último domingo (28/09). Eles competiram na travessia marítima da 14ª edição dos Jogos dos Comerciários, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN).

 

A instituição do Sistema Fecomércio realizou a 8ª travessia mais uma vez próxima ao cartão postal da cidade, o Morro do Careca, este ano encerrando a Semana Move Brasil, promovida de 21 a 28/09 em todo o país para combater o sedentarismo. A competição foi dividida nas categorias infantil (1.000 metros), comerciário (1.500 metros); absoluto ou comunidade (1.500m) e deficiente (1.500m), todas elas subdivididas entre masculino e feminino.

 

O atleta José Januário, 62, participa da travessia desde a primeira edição – e sempre subiu ao pódio. Este ano, foi campeão na categoria comerciário masculino, e ficou entre os cinco atletas mais bem colocados de todas as categorias. “É uma sensação maravilhosa. Mantenho a minha auto-estima elevada ao chegar junto com os mais jovens”, comemora. O fato de fazer natação há mais de 40 anos e o treino forte realizado duas semanas antes da competição facilitaram a obtenção de bons resultados.

 

Para garantir a segurança dos participantes, 25 salva-vidas do Corpo de Bombeiros ficaram de prontidão no mar, além de 12 barcos a motor e uma ambulância com UTI. A travessia contou ainda com o respaldo técnico da Federação de Natação do RN, responsável pela cronometragem da prova. Para garantir a hidratação e reposição nutricional, a equipe do Sesc distribuiu água mineral e kit frutas. “Este é mais um evento promovido pelo Sesc para estimular a prática de exercícios, sempre com foco no comerciário e seus dependentes”, frisou a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral.

 

Seu José Januário, primeiro lugar na categoria comerciário, foi premiado com bicicleta e troféu. Nas categorias absoluto ou comunidade, os primeiros lugares receberam troféu e um frequencímetro. Para os primeiros lugares da infantil, foram entregues troféus e sacolas esportivas. O campeão da categoria deficiente recebeu o troféu e um kit esportivo. Todos os segundos e terceiros lugares das categorias receberam troféu, e todos os competidores ganharam medalhas de participação. Para ver a classificação de todos os atletas, cliqueaqui.

 
Sobre os Jogos dos Comerciários
 

Os Jogos dos Comerciários representam mais uma ação do Sistema Fecomércio RN, realizada por meio do Sesc, com o intuito de fomentar a prática de exercícios físicos. Alia lazer, combate ao sedentarismo e integra os comerciários e a população em geral em torno do esporte.

 

Além disso, oferece torneios com o padrão Sesc de organização, e arbitrados por profissionais qualificados. O projeto faz parte do Move Brasil, campanha que pretende erradicar o sedentarismo até 2016, ano das Olimpíadas no nosso país.

 

Nesta 14ª edição dos Jogos dos Comerciários, 11 modalidades esportivas são disputadas: futsal, queimada, futebol society, futevôlei, vôlei de praia, vôlei de quarteto, travessia marítima, natação, xadrez, karatê e badminton.

 

A abertura do evento em Natal, aconteceu no dia 04 de setembro, no ginásio do Sesc. Os torneios acontecem em quatro cidades (Natal, Macaíba, Mossoró e Caicó) e encerram as competições em novembro.

 
Sobre o Move Brasil
 

A Semana Move Brasil, encerrada pela 8ª travessia marítima dos Jogos dos Comerciários, faz parte da campanha Move Brasil, iniciativa abraçada pelo Sesc Nacional cuja intenção é de promover a prática de esportes e aumentar o número de brasileiros ativos até 2016. Os regionais do Sesc de todo o país são engajados na campanha, criada em 2012. Instituições, empresas e pessoas podem vestir a camisa da Move Brasil, de modo a difundir a mensagem da iniciativa.

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo