27 de agosto de 2024

Sistema Fecomércio RN recebe visita técnica do AP, AL e PE sobre resultados do Programa DEL

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, recebeu, na terça-feira (27) um grupo de profissionais dos estados do Amapá, Alagoas e Pernambuco, que visitam o Rio Grande do Norte com o objetivo de conhecer, in loco, os resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.

A equipe está acompanhada do diretor do Instituto DEL e representante da Green Destinations no Brasil, Andreas Dohle, e da equipe técnica que opera o programa no RN. Ao todo, 14 municípios já foram atendidos pela ação do Sistema Fecomércio RN, sendo 11 potiguares e 3 pernambucanos.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o Rio Grande do Norte foi pioneiro na implantação do Programa DEL Turismo. “Isso mostra o nosso compromisso em criar ambientes urbanos mais organizados e focados em um crescimento sustentável e coordenado. Desde a implementação do DEL, temos observado resultados expressivos nas cidades que adotaram o programa, tanto no fortalecimento das cadeias produtivas quanto na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

Além de apresentação dos casos de sucesso dos municípios já atendidos e apresentação da metodologia, a missão técnica contará com viagem à Santa Cruz, onde serão verificados os impactos na cidade, com foco no turismo religioso.

Um total de 12 visitantes participam do encontro, dentre eles, a coordenadora do conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/Fecomércio-AP), Josiane Coutinho; o secretário de turismo de Tamandaré (PE), Cícero Santos; o diretor regional Senac AP, José Iguarassu Bezerra Monteiro; e diretor de educação profissional Senac AL, Sandro Soares Diniz.

Saiba mais – O DEL é uma metodologia alemã para gestão do desenvolvimento econômico, adaptada e executada pelo Senac RN, com foco no fortalecimento de municípios de pequeno e médio portes. Tem o objetivo de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado.
É formado por Conselho e Câmaras Técnicas, e une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.

Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.