Notícias

22 de fevereiro de 2021

Sistema Fecomércio RN recebe missão técnica vinda do Sul do país para conhecer ações executadas pela entidade em prol do turismo local

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, uma comitiva de prefeitos e representantes do trade turístico da região Sul do país, que está em missão técnica no estado potiguar para conhecer as ações executadas dentro do Programa DEL Turismo.

No RN, o programa é desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), nos municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim.

“Estamos recebendo em nosso estado, uma comitiva de autoridades e especialistas em turismo que vieram conferir in loco o poder de transformação que o DEL tem levado aos municípios atendidos no RN. Este programa que é um verdadeiro conceito de inovação e otimização que o Sistema Fecomércio RN tem tido a honra de introduzir nas cidades potiguares e que é fruto de uma parceria que vimos lapidando há mais de uma década”, disse o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Metodologia inspirada no modelo alemão, com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico. Entre as diversas ações e resultados já contabilizados pelo DEL Turismo no RN, está a projeção internacional que o programa trouxe aos municípios participantes, reconhecendo-os entre os 100 destinos mais sustentáveis no mundo pela fundação holandesa Green Destinations. Além da certificação inédita na América Latina para Tibau do Sul, como o primeiro destino turístico brasileiro a receber a certificação Padrão de Destinos Verdes.

“O DEL Turismo tem contribuído com esses municípios, executando ações que envolvem governança e sustentabilidade. Um trabalho que conta com a valiosa participação de entes públicos e privados, por meio de Conselhos de Turismo e Câmaras Técnicas. Um esforço conjunto, que tem se tornado um enorme diferencial competitivo”, destacou Queiroz.

O diretor da Facisc, Rogério Maldaner, destacou sobre a parceria entre os munícipios. “Agradeço esse empenho e dedicação da Fecomércio em nos receber e organizar esse momento. Todo esse trabalho do DEL é feito por meio de uma estrutura que conta com várias entidades e essa é a riqueza do DEL: uma visão global, uma visão solidária e que compartilha boas práticas e que nos traz essa sensação de estarmos no caminho certo”, declarou o diretor.

Após o momento de recepção, a comitiva realizou uma visita técnica no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, complexo voltado para a formação de profissionais do segmento turístico. A missão cumpre agenda nos munícipios potiguares durante toda a semana.

Participam da comitiva o diretor do DEL-Fascisc, Rogério Maldaner; o Coordenador do DEL- Fascisc, Osmar Vicentim; a engenheira técnica da Prefeitura de Itá (SC), Marta Inês Bender; o diretor da ACIPEN SC, João Eduardo Sensei; a presidente da AEMB SC, Bianca Seibt; a técnica de Turismo de Bombinhas SC, Keli Regina; a coordenadora do Projeto Verena no Senai RN, Amora Cavalcanti; o prefeito de Piçarras SC, Tiago Maciel; o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; a diretora Administrativo-Financeira do Senac, Rafaela Sampaio; o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes; o consultor de longo prazo dos programas DEL Turismo e Verena, Andreas Dohle; e o coordenador Regional do DEL Turismo do Senac RN, Marcelo Milito.

Outras notícias

Pular para o conteúdo