3 de janeiro de 2024

Sistema Fecomércio RN realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos em 2023

Ações da entidade, composta por Fecomércio, Sesc e Senac, levaram qualidade de vida e capacitação profissional para todo o estado

Em 2023, as instituições do Sistema Fecomércio RN realizaram um total de mais de 1 milhão e 600 mil atendimentos. O recorde é uma amostra do sucesso de diversas ações de incentivo ao empreendedorismo, lazer, ensino profissionalizante, saúde, educação de qualidade, assistência e cultura desenvolvidas em todo o estado do Rio Grande do Norte.

“Esse número impressionante reflete o grandioso trabalho do Sistema, através da atuação da Fecomércio, do Sesc e do Senac, no apoio à população, ao desenvolvimento social e econômico do estado. Estamos orgulhosos em fazer, cada vez mais, parte do dia a dia do cidadão potiguar”, destacou o presidente do Sistema, Marcelo Queiroz.

Fundado em 1949, o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte é formado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN). As três entidades atuam para fortalecer os negócios locais, promover qualidade de vida e oferecer capacitação profissional.

Fecomércio, Sesc e Senac trabalham juntas pelo RN

A Fecomércio RN, que dá nome ao Sistema, é a responsável por defender os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado. Em 2023, para fomentar os negócios que geram riqueza no comércio potiguar, desenvolveu várias pesquisas de mercado e promoveu uma série de eventos, como o projeto Brilha Natal – que fortaleceu as vendas de final de ano com uma extensa programação no Alecrim, Cidade Alta e Praça Cívica.

O Senac RN, por sua vez, é especializado na oferta de cursos profissionalizantes. Em 2024, alinhada às necessidades das empresas potiguares, a entidade deve oferecer mais de 215 cursos em diversas áreas – como Gestão, Beleza, Saúde, Idiomas, Gastronomia, Turismo e Hospitalidade, Comunicação e Tecnologia da Informação. Para tanto, o Senac RN conta com oito unidades fixas nos municípios de Natal, Mossoró, Assú e Caicó; além de três unidades móveis (Beleza, Turismo e Hotelaria, Informática e Gestão).

O outro braço social do Sistema é o Sesc, que promove ações socioeducativas com foco no bem-estar da população. Além de 10 unidades, em seis municípios diferentes, a entidade oferece serviços gratuitos através de quatro unidades móveis: BiblioSesc, que incentiva o hábito da leitura com mais de 3 mil obras; OdontoSesc, que cuida da saúde bucal nos municípios do interior; Saúde Mulher, que oferece exames para prevenir câncer de mama e de colo de útero; e Sesc Vacina, que amplia a distribuição gratuita de imunizantes.