O Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte participa da NRF 2026, o maior evento de varejo do mundo, em Nova York. O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, representa a instituição participando de uma intensa programação, com foco em inteligência artificial, experiências e futuro do varejo.
A abertura, realizada no domingo (11), marcou a consolidação de uma nova fase do setor: o varejo deixa de ser apenas digital e passa a ser inteligente, sensorial, orientado por dados em tempo real e agêntico (termo usado para descrever sistemas que demonstram autonomia e capacidade de agir por conta própria).
O CEO da BJ’s Wholesale Club e presidente do conselho da NRF, Bob Eddy, e Ed Stack, executivo-chefe da Dick’s Sporting, comentaram na palestra de abertura “Welcome to The Next Now” (Bem‑vindos ao Agora do Futuro), que o varejo vive um momento de adaptação contínua, no qual liderança, pessoas e experiência do cliente se tornam ativos centrais.
“O que estamos vendo aqui é o nascimento de um novo modelo de varejo. Não é apenas digitalização. É inteligência, sensorialidade e personalização em escala. Isso muda completamente a forma como formamos profissionais, como operamos lojas e como construímos marcas”, destacou.
Durante a programação, cases de sucesso foram apresentados por empresários e gestores internacionais, expondo as transformações adotadas para proporcionar uma integração entre produto e tecnologia, passando por experiência personalizadas aos consumidores.
Tecnologia aliada da educação
No sábado (10), o gestor visitou o Meta Lab, espaço da Meta dedicado à experimentação de óculos inteligentes, headsets e soluções de realidade aumentada e inteligência artificial, com a apresentação dos novos óculos Ray‑Ban Meta com display, ainda não disponíveis no Brasil, que permitem tradução em tempo real, captura de imagens e vídeos em primeira pessoa, busca de informações no ambiente físico e interação por voz. O Senac RN utiliza, em fase de teste, o Meta Ray‑Ban Wayfarer de 2ª geração, unindo o conhecimento a tecnologia.
“Estamos participando de mais uma NRF que norteia as inovações que irão estar em destaque no médio e longo prazo do varejo. Mesmo sendo realidades distintas do que vemos no Brasil, muitas das ideias aqui mostradas podem e devem ser adaptadas para o nosso varejo”, afirmou Pimenta.
Dentro da programação, Raniery Pimenta participou do Foogle Cloud, com a exposição de dados globais sobre o impacto da inteligência artificial no varejo e na indústria de bens de consumo. Os estudos mostram que empresas que adotam IA já registram ganhos relevantes em produtividade, experiência do cliente, marketing, crescimento de negócios e segurança, indicando uma mudança estrutural no setor: a IA deixa de ser apenas uma ferramenta de apoio e passa a atuar como agente ativo, capaz de tomar decisões, executar ações e personalizar a jornada do cliente em tempo real.
Visitas em lojas inovadoras
O gestor ainda visitou lojas que proporcionam experiências diferenciadas aos consumidores, convergindo arquitetura, experiência do cliente, tecnologia, marca e novos modelos de loja, independente do segmento. Lojas como Apple Store, Moji Fuji Market, Microsoft Experience Store, Louis Vuitton, Swarovski e LEGO Store, foram alguns dos estabelecimentos que integram inovação, tecnologia e ambiente físico.
“O que vimos hoje é que as lojas deixaram de ser apenas pontos de venda. Elas são plataformas de experiência, relacionamento, tecnologia e marca. E tecnologias como o Vision Pro mostram como o digital e o físico vão se integrar cada vez mais”, destacou.