Notícias

17 de dezembro de 2025

Sistema Fecomércio RN lança projeto com foco na capacitação gratuita e ampliação da presença feminina no setor de tecnologia

Na quarta-feira (17), o Sistema Fecomércio RN lançou o projeto Conectando Mulheres – Senac Code, iniciativa que capacitará gratuitamente 260 mulheres no segmento de Tecnologia da Informação. A formação será executada pelo Senac RN e viabilizada por meio da emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides, que destinou R$ 1 milhão para realização do projeto. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro pelo site www.rn.senac.br.

O Conectando Mulheres – Senac Code visa utilizar a educação profissionalizante como ferramenta para ampliar oportunidades, reduzir desigualdades e fortalecer o protagonismo feminino no mercado de trabalho. As mulheres serão capacitadas, inicialmente, dentro de uma trilha formativa básica com conteúdos de Português, Matemática, além de Letramento Digital Básico.

Após essa fase, as alunas seguirão para os cursos específicos: Operadora de Computador ou Programadora de Sistemas, conforme o perfil e o interesse, totalizando mais de 83 mil horas de qualificação, distribuídas em 13 turmas ofertadas durante o ano de 2026.

As alunas também terão formação para o mercado de trabalho com aulas sobre Relações de Trabalho e também Carreira e Mercado. Além disso, as participantes terão auxílio do Programa Senac Carreiras para oportunidades de empregabilidade.

Durante a solenidade, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, enfatizou a importância de se investir na capacitação profissional, em especial das mulheres, que atualmente ocupam 37% dos empregos formais no Rio Grande do Norte. “Queremos contribuir diretamente para o enfrentamento das desigualdades de gênero, ampliando a presença feminina em um setor estratégico e em constante crescimento”, destaca.

Para a deputada federal, Natália Bonavides, o impacto da iniciativa ainda é maior, visto que as participantes terão acesso à benefícios como transporte, material escolar, lanche e apoio ao cuidado infantil. “São barreiras que muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social vivenciam cotidianamente. Oferecer esse suporte foi uma das nossas prioridades durante a formatação do projeto”, afirmou a parlamentar.

O edital com todas as informações sobre o projeto, bem como as inscrições, podem ser feitas no site do Senac RN pelo endereço www.rn.senac.br. As aulas terão início a partir do dia 19 de janeiro nas unidades do Senac Centro e Zona Norte.

Outras notícias

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.