Parceria com o PEIEX amplia oportunidades para empresas potiguares ingressarem no mercado internacional
Representantes do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, apresentaram na segunda-feira (9), a um grupo de industriais do estado, os primeiros passos para a instalação do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Rio Grande do Norte.
A explanação aconteceu durante a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERN (Corimex), na Casa da Indústria. O diretor de Educação Profissional do Senac RN, Leandro Trigueiro, apresentou uma retrospectiva do programa e destacou os avanços previstos para a nova etapa.
“Essa parceria reforça o papel do Sistema Fecomércio RN na qualificação do setor produtivo. Vamos ampliar o alcance do PEIEX, levando capacitação e inovação às empresas em todo o estado, com escritórios em Natal, Mossoró, Caicó e, agora, Guamaré”, afirmou.
O PEIEX é uma iniciativa da Apex-Brasil que oferece capacitação técnica e gerencial, diagnósticos personalizados, além de promover o acesso a mercados internacionais. No RN, o programa busca disseminar a cultura exportadora, introduzindo práticas que alavanquem a competitividade e inovação das empresas.
“O objetivo é mostrar que exportar é viável e estratégico, sobretudo para a diversificação econômica do estado”, ressaltou o assessor da Diretoria de Relações Institucionais da Fecomércio RN, Fernando Virgílio.
Também participaram da apresentação os coordenadores do PEIEX, Marcelo Milito e João Florêncio.
Sobre o PEIEX
O PEIEX é voltado para empresas que desejam iniciar ou consolidar suas operações no comércio exterior. Interessados podem buscar informações nos escritórios regionais do programa ou através dos canais do Senac RN.
Entre os principais benefícios do programa, destacam-se o diagnóstico de oportunidades, capacitações específicas, e a participação em eventos como feiras e rodadas de negócios.
O ciclo 2024-2026 do PEIEX-RN pretende qualificar um número ainda maior de empresas, ampliando a presença potiguar em missões internacionais e atraindo novos investimentos.