Notícias

22 de dezembro de 2016

Sistema Fecomércio RN faz entrega do Mérito Jessé Freire Natal 2016

A noite desta quarta-feira, 21, foi de festa para o empresariado potiguar. Em uma solenidade bastante prestigiada, o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte promoveu a entrega do Mérito Jessé Freire 2016, no hotel Holiday Inn Arena, reunindo presidentes de sindicatos filiados à Federação, membros da diretoria do Sistema, políticos, representantes de entidades parceiras e empresários.

O Mérito Jessé Freire é a mais alta comenda do comércio potiguar, concedida anualmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte. Realizado em Natal e Mossoró há mais de 10 anos, o Mérito Jessé Freire homenageia empresários que se destacaram em seus segmentos ao longo do ano, e que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

“A noite de hoje é para render homenagens àqueles que fizeram muito pelo desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. São três grandes homens que, além de uma relevante história empresarial, procuraram ir além das responsabilidades de suas empresas, abraçaram a causa sindical patronal. Que dedicaram parte de suas vidas para construir a belíssima história do Sistema Fecomércio no nosso Estado. A eles, minha reverência, meu respeito e minha eterna gratidão”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O primeiro homenageado da noite foi o empresário Marcantoni Gadelha de Souza, que há quase 35 anos comanda as três lojas e os mais de 300 funcionários do Armazém Pará, empresa de material de construção. Ele presidiu a Fecomércio RN entre 2001 e 2007, e desempenhou papel importante no fortalecimento da representatividade da classe empresarial do Estado, como por exemplo, a criação da Câmara Empresarial do Turismo. Foi na gestão de Gadelha que foi criado o Mérito Jessé Freire.

“Esta foi uma experiência extremamente enriquecedora. Liderar líderes é sempre uma missão muito difícil, e eu aprendi muito, foi muito gratificante para mim e espero ter contribuído para a sociedade com o trabalho dessa tão importante instituição que é a Fecomércio. E agora, com esta homenagem, fico muito lisonjeado com a generosidade dos companheiros da atual diretoria”, agradeceu Marcantoni.

Já o empresário aposentado José Fernandes Martins, segundo a receber o troféu, teve empresas de representação e exportação de cera de carnaúba e couros in natura, de mineração e de beneficiamento de castanha de caju. Foi presidente da Associação Comercial do RN, do Conselho e do Sindicato de Representantes Comerciais do RN, e vice-presidente da Fecomércio RN na gestão do então presidente Reginaldo Teófilo, entre 1965 e 1995 Teve participação importante em diversos momentos da instituição, como a inauguração da unidade do Sesc em Mossoró e no estreitamento das relações junto aos sindicatos filiados à Federação.

Finalizando a premiação, subiu ao palco para receber o Mérito Jessé Freire o empresário João Dinarte Patriota, que chegou a administrar 420 funcionários em 30 unidades da rede de Drogarias Globo em Natal e Mossoró; além de outros 340 colaboradores da distribuidora Droguistas Potiguares, que atendia ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e parte da Bahia. Dirigiu a Fecomércio RN entre 1995 e 2001, época em que se empenhou em ampliar a atuação do Sistema no estado, com a criação do Sesc Seridó, Senac Caicó, e chegada do Sesc na zona norte de Natal.

“Dar conta das minhas empresas e também da Federação me exigiu muito esforço. Eu não podia falhar com nenhum dos meus compromissos, então ficava na correria. Estar à frente da Fecomércio foi muito enriquecedor, e me deixou mais aberto para qualquer atividade que eu quisesse enfrentar. Me sinto engrandecido, muito feliz, satisfeito pela lembrança de ser homenageado com o Mérito Jessé Freire”, comentou João Patriota.

“Estou aqui, presenciando estas homenagens, para agradecer a todos os comerciantes que geram emprego e renda, mesmo em tempos de crise, como a que vivemos agora. Quero destacar também a parceria da Fecomércio, na pessoa do presidente Marcelo Queiroz, que tem demonstrado sua preocupação com o Rio Grande do Norte, e que entende a necessidade de trabalharmos juntos, poder público e setor privado, por um estado cada vez mais forte”, destacou o governador do RN, Robinson Faria.

JESSÉ FREIRE

O Mérito Jessé Freire é a mais importante comenda do comércio potiguar, e desde 2004 premia e reconhece o trabalho de personalidades dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo, que se destacaram em seus segmentos. Já foram agraciados empresários como: Flávio Rocha (Grupo Guararapes/Riachuelo); Dorian Morais (Riograndense Distribuidora); Gilberto Costa (O Borrachão); Josebel Cirne (Iskisita Atacado); Maria Lúcia Azevedo (CEI); Marcelo Alecrim (AleSat Combustíveis); e José Geraldo de Medeiros (Supermercados Nordestão), entre outros. Também é entregue em Mossoró. A solenidade deste ano foi realizada no dia 1º de dezembro, com homenagens aos empresários Valdemar Anunciato da Silveira e Alvani José Vieira.

O nome da comenda faz referência ao empresário Jessé Pinto Freire, nascido em Macaíba, e filho de Nelson Geraldo Freire e Maria Augusta Botelho Freire. Jessé Freire concluiu o segundo grau no Atheneu Norte-Rio-Grandense e se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Alagoas.

Ocupou o cargo de secretário de Finanças do RN no governo de Silvio Pedroza, em 1951, e se deu início a sua carreira política de ascensão meteórica. Seu primeiro mandato, de vereador, foi em 1950, em 1954 elegeu-se deputado estadual, em 1959 chegou à Câmara Federal, onde ficou, em mandatos sucessivos, até 1971. Elegeu-se, então senador da república, cargo que ocupou até sua morte, em 13 de outubro de 1980.

Além de uma grande carreira política, Jessé Freire marcou a história do comércio potiguar. Fundou a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, entidade que presidiu de 1963 à 1965. Foi o primeiro – e até hoje único – potiguar a presidir a Confederação Nacional do Comércio, onde ficou por um período de 16 anos, entre 1964 e 1980.

À frente da CNC, Jessé Freire foi o responsável por grandes projetos no RN, como a construção das sedes do Sesc e do Senac em Natal e da unidade do Sesc Ponta Negra. Foi sob sua gestão, ainda, que foi erguida a unidade do Sesc Mossoró.

Outras notícias

Pular para o conteúdo