Notícias

14 de abril de 2015

Sistema Fecomércio lança projetos do Sesc em evento concorrido e embalado por música e teatro

Durante café da manhã, os convidados foram apresentados aos projetos culturais que circularão em 2015 pelo RN

Música e teatro embalaram o lançamento do conjunto de ações e projetos culturais do Sistema Fecomércio, realizados por intermédio do Sesc para 2015. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (14), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN). Até dezembro, serão 34 projetos culturais que circularão em 15 municípios do RN e somarão um investimento de aproximadamente três milhões de reais.

Sobre a proposta de interiorização das ações culturais, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou tratar-se de um trabalho de democratização do acesso à cultura. Ele destacou particularmente o edital do Circuito Sesc de Artes Cênicas, que contemplou – de forma transparente e ampla – cinco projetos de teatro, dança e música que, juntos, receberão um investimento total de R$ 300 mil e irão circular por diversas cidades potiguares com seus espetáculos. 

“Essa democratização está traduzida em nossos números, e os projetos deverão atender não só aos comerciários e dependentes, mas também à população de uma forma geral, principalmente aquela que não tem acesso fácil a esse tipo de ação”, ressaltou Queiroz.

A diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral, enfatizou que o Sesc Projetos Culturais chega em 2015 com uma programação extensa, buscando a democratização do acesso às atividades culturais por parte de toda a população.“Sabemos da dificuldade no cenário cultural do RN e estamos incentivando a produção potiguar para que depois ela circule por vários municípios do estado”, afirmou ainda Jeane.

O coordenador cultural do Sesc RN, Daniel Rezende, explicou que a ideia da interiorização da cultura é algo que tem sido implementado gradualmente. “Cidades do interior do Rio Grande do Norte, independente de terem ou não unidades do Sesc, Senac ou sindicatos do comércio, irão receber os projetos culturais 2015, pois nós atuamos no RN indistintamente”, explicou Rezende.

Os convidados foram recebidos pela Street Jazz Band e assistiram à apresentação teatral do Coletivo Entrelaça, ambos projetos idealizados pelo Sesc RN. O presidente da Fecomércio enfatizou que o Sistema é referência no cenário cultural há muitos anos, e que os investimentos continuarão a ser feitos.

“Em 2014 foram quase três milhões de reais investidos na área, e entre 2010 e 2014 investimos cerca de R$ 13 milhões, o que contribui para a valorização dos talentos potiguares”, declarou Marcelo Queiroz.

Entre as novidades apresentadas para este ano, estão os editais “Galeria Sesc Restaurantes”, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (17) e atende a todos os tipos de artes visuais; e o edital “1ª Mostra Sesc de Cinema Potiguar”, que, de acordo com Daniel Rezende, deverá ser lançado nos próximos 15 dias.

Outras notícias

Pular para o conteúdo