10 de maio de 2024

Sistema Comércio RJ recebe reconhecimento pelas contribuições culturais em Macaíba

Prefeitura e Câmara Municipal entregaram comendas a representantes do Rio de Janeiro por sua contribuição na exumação e translado de restos mortais de Augusto Severo

Dirigentes do Sistema Comércio Rio de Janeiro foram homenageados pela Prefeitura e a Câmara Municipal de Macaíba (RN) na sexta-feira (10), com a entrega de comendas municipais no Solar Ferreiro Torto.

O diretor da Fecomércio RJ e diretor do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do RJ, Ladário Magalhães, recebeu a Comenda Fernando Gomes Pedroza, junto com o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz, que também foi agraciado com o Título de Cidadão Macaibense.

As homenagens foram uma iniciativa do prefeito Emídio Júnior e do presidente da Câmara, Denilson Gadelha, em propositura da vereadora Érika Emídio, intermediadas pelo Sistema Fecomércio RN, em reconhecimento pela contribuição da federação e sindicato fluminenses, no processo de exumação e translado do Rio de Janeiro para solo potiguar dos restos mortais de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão. Desde outubro do ano passado, a urna encontra-se no Solar Ferreiro Torto, em Macaíba, sua terra natal.

Anteriormente, os restos mortais estavam sepultados no cemitério São João Batista, na capital carioca. A exumação ocorreu no dia 5 de dezembro de 2022 após articulações feitas entre Governo do Estado e diversas entidades, envolvendo a Fecomércio RN. No dia 26 de outubro do ano passado, foi realizada a cerimônia de translado da urna que foi depositada em Macaíba juntamente com o mausoléu original trazido do Rio de Janeiro.

Reconhecimento
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância da contribuição dos homenageados. “Homenagear Antonio e Ladário também é prestar mais uma homenagem a Augusto Severo e reafirmar o compromisso do Sistema Comércio com a preservação de nossa história e cultura”.

Em seu discurso, o vice-presidente da Fecomércio RN e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda, lembrou que acompanhou de perto o trabalho realizado e agradeceu a parceria dos representantes do Rio de Janeiro. “Estas homenagens refletem não apenas o mérito individual e de suas entidades, mas também a sensibilidade em reconhecerem a importância para Macaíba de ter hoje aqui, neste local, os restos mortais de um de seus mais ilustres filhos”.

Lacerda também foi homenageado, de surpresa, com a Comenda Fernando Gomes Pedroza.

Agradecimento
“Augusto Severo estava muito além de seu tempo. Quero agradecer ao prefeito e vereadores por esta homenagem”, declarou Ladário Magalhães ao receber o título, concedido àqueles que prestaram importantes serviços a Macaíba.

Filho de um potiguar, Antonio Florêncio se emocionou. “Hoje tivemos a oportunidade de complementar essa história do Rio Grande do Norte. E posso garantir que a Fecomércio do RJ é também um pedaço do RN em nossa cidade”.

Exposição Caboclos
O evento também marcou a abertura da Exposição Caboclos, do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), que ficará disponível para visitação gratuita até 21 de junho, no Solar Ferreiro Torto. A exposição faz parte do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural e busca trazer um registro fotográfico artístico e poético dos grupos Caboclos.

Pioneirismo
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi um pioneiro brasileiro na aviação, nascido em Macaíba, Rio Grande do Norte, em 1864. Reconhecido por sua contribuição para o desenvolvimento da aviação, Severo dedicou-se incansavelmente à exploração e inovação neste campo. Seu legado é marcado especialmente pelo projeto e construção do dirigível “Pax”, que, infelizmente, encontrou um fim trágico em 1902 durante um acidente fatal em Paris, onde Severo e seu copiloto, Georges Saché, perderam suas vidas. Sua coragem e visão pioneira deixaram uma marca inegável na história da aviação brasileira, inspirando gerações posteriores de exploradores aéreos.