24 de maio de 2024

Sessão solene na ALRN homenageia 75 anos de atuação da Fecomércio RN

Na Assembleia Legislativa, deputados estaduais prestaram tributo à trajetória e impacto da instituição no Rio Grande do Norte

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma sessão solene para homenagear os 75 anos de fundação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN). A propositura foi do deputado estadual Adjuto Dias, subescrita pelo deputado Ubaldo Fernandes, que destacou a importância da instituição para o desenvolvimento econômico e social do estado.

O evento, realizado no Plenário Deputado Clóvis Motta, contou com a presença de diversas autoridades, empresários e representantes dos oito sindicatos mais antigos, que também foram homenageados na cerimônia. A família do primeiro presidente da Fecomércio RN, Militão Chaves, marcou presença, representando seu legado.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, expressou sua gratidão pela homenagem, destacando a contribuição coletiva que moldou a trajetória da entidade. “Para nós é motivo de honra sermos lembrados por esta importante Casa Legislativa, neste ano em que celebramos 75 anos de atuação em prol do desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Esse trabalho grandioso é fruto do esforço de homens e mulheres que trilharam o caminho para chegarmos até aqui”.

Ele ressaltou ainda o impacto social da instituição por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). “A integração do Sistema Comércio RN está refletida em cada vida transformada por meio de nossos braços sociais: o Senac, com foco na capacitação profissional; e o Sesc, atuando com saúde, educação básica, lazer, cultura e assistência. No ano passado, alcançamos mais de 1,6 milhão de atendimentos o que demonstra a importância de nossas ações”.

O deputado Adjuto Dias refletiu sobre a importância da entidade não apenas para os empresários, mas para toda a sociedade. “A Fecomércio RN, ao longo de seus 75 anos, tem prestado serviços importantes no debate de temas que impactam além dos empreendedores, toda a população. Estamos hoje aqui comemorando 75 anos de uma entidade representativa, sólida e comprometida. Por isso tudo, este é um momento também de prestar homenagem a pessoas que fizeram parte dessa jornada”.

Estiveram presentes os deputados estaduais Adjuto Dias, Ubaldo Fernandes, Kleber Rodrigues, Francisco do PT, Cristiane Dantas, Eudiane Macedo, Dr. Keginaldo, Dr. Bernardo, Hermano Morais, Luis Eduardo, Ivanilson Oliveira e Cel. Azevedo; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; os vereadores Kleber Fernandes, Camila Araújo e Heberth Sena; além de representantes da classe produtiva, membros da diretoria e gestores do Sistema Fecomércio RN.

Trajetória

A história da Fecomércio RN começou em 1949, na então sede do Sindicato do Comércio Varejista, localizada na Rua João Pessoa, 175, 1º andar, Centro. O reconhecimento como Associação Sindical pelo Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio ocorreu em 28 de março do mesmo ano. Desde então, a entidade tem se consolidado como uma voz representativa de seus segmentos no estado, afiliando-se à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para seu pleno funcionamento.

Hoje, o Sistema Comércio RN é um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, com atuação em diversas áreas por meio do Sesc e do Senac. Em 2023, o Sistema ultrapassou 1,6 milhão de atendimentos realizados, transformando vidas em todo o estado.