Notícias

13 de outubro de 2015

Sesc Saúde Mulher fará atendimentos na Maternidade Januário Cicco

Dentro da programação do Outubro Rosa, Unidade Móvel receberá quase 2 mil mulheres até o dia 23

“Levar esta unidade móvel a todos os cantos do Estado, a lugares onde estão os excluídos dos excluídos, é uma tarefa humanística muito importante que o presidente Marcelo Queiroz vem realizando. Por isso é uma satisfação para nós ter um Outubro Rosa com a parceria do Sistema Fecomércio RN”, afirmou o superintendente da Maternidade Escola Januário Cicco, Kleber Morais, em seu discurso, logo após a assinatura do contrato que oficializou a parceria com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, e que deu início aos atendimentos da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher na instituição.

A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 13.10, no pátio da Maternidade Escola Januário Cicco, e contou com a presença de membros da diretoria do Sistema Fecomércio; do vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, Antônio de Lisboa Lopes Costa, representando a reitora Ângela Paiva; da coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, representando o secretário Luiz Roberto Fonseca; além de membros de representantes da Rede Feminina da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, do Grupo Reviver, estudantes e funcionários da Maternidade.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, projeto pioneiro executado pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc, realizará cerca de 2 mil atendimentos gratuitos até o dia 23 de outubro. Serão 410 mamografias, 195 ultrassonografias, 300 preventivos e mais 1.050 atendimentos relativos a orientações em saúde, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Desde 2012, ano em que começou a atuar, a unidade móvel já passou por 12 cidades, e realizou quase 87 mil atendimentos.

“Esta tem sido uma rotina prazerosa, já que apostar na interiorização e consequente democratização do acesso de excelência dos nossos serviços sempre foi uma meta perseguida por mim e por toda a minha equipe, desde que assumi o leme desta instituição”, frisou o presidente Marcelo Queiroz.

Para o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, Antônio de Lisboa Lopes Costa, “esta parceria se reveste de cidadania, já que o combate a este mal, que é o câncer. Ainda mais quando estes atendimentos estão sendo feitas na instituição onde a pesquisa, o ensino e a extensão acontecem, onde trabalhamos diuturnamente para combate ao câncer de mama”.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já passou por Natal, Angicos, Lajes do Cabugi, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas, Caicó, Currais Novos, Natal, São José do Campestre e Parnamirim. Conta com uma equipe formada por enfermeira, assistente social, técnicas de enfermagem e de radiologia, artífice e médico, todos imbuídos de um objetivo: disseminar a prevenção e a educação sexual entre o público feminino. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (com um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN e proteção radiológica), banheiro e sala de atendimento.

De acordo com Kleber Morais, só no Rio Grande do Norte, até o final deste ano, cerca de 570 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de mama, e o diagnóstico precoce é um grande aliado no combate à doença, que é o tipo de câncer que mais mata no mundo. Aí está a importância do trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. “As mulheres atendidas aqui conseguirão realizar procedimentos clínicos na área de ginecologia, além de exames com histórico de grande demanda reprimida na rede pública de saúde. Cuidar das mulheres é cuidar de todas as famílias. Afinal o que seria das famílias sem mães, esposas, avós, irmãs, tias, madrinhas e afins? Certamente não seriam as mesmas”, finalizou o presidente Marcelo Queiroz.

Outras notícias

Pular para o conteúdo