Notícias

18 de maio de 2017

Sesc RN sedia capacitação em odontologia promovida pelo Departamento Nacional da instituição

Profissionais de seis regionais do Sesc e de outras entidades se reuniram para elaborar documento que visa padronizar o serviço de endodontia oferecido pela instituição no país

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte, instituição do Sistema Fecomércio, sediou em Natal, entre os dias 15 e 17 de maio, uma capacitação em odontologia realizada pelo Departamento Nacional do Sesc, em parceria com a UFRN. O encontro, que envolveu 37 odontólogos do Sesc no estado e de seis regionais (SP, MT, MS, SC, PE e DF), além de profissionais de outras entidades, serviu para elaborar um documento que visa padronizar os serviços na área de endodontia oferecidos pela instituição em todo o país.

“Espero que os demais regionais façam adesão a essa proposta de trabalho, porque a padronização dos nossos serviços contribui para a melhoria da qualidade do que nós já fazemos tão bem”, ressalta a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral. O grupo de trabalho tinha como objetivo elaborar um Procedimento Operacional Padrão (POP), documento que norteará os atendimentos em endodontia nas cidades brasileiras onde o Sesc oferece assistência odontológica.

Os três dias intensos de capacitação foram marcados pela troca de experiências entre os regionais do Sesc, workshops, apresentação de trabalhos e oficinas práticas. Para a gerente da clínica Sesc Odontologia Natal, Maria Aparecida Andrade, o POP representa “um marco para o Sesc”, já que será o primeiro documento padronizador nesta área. Ela também ressalta a relevância dos serviços odontológicos prestados pela instituição.

“Só na clínica de Natal, realizamos cerca de 180 atendimentos por dia. Isso é um diferencial em um país onde a odontologia é tão contrastante: temos a alta tecnologia, o que há de mais moderno no mundo, e ainda temos uma família dividindo a mesma escova. Então o Sesc tenta minimizar essa realidade”, frisa a gerente.

A odontóloga sanitarista e assessora técnica do Departamento Nacional do Sesc, Maria Silva Nacal, explica que o POP é baseado em quatro elementos: atenção básica, acessibilidade, integralidade e efetividade. “Escolhemos a área da endodontia por ser uma das que tem maior procura. A fila é sempre muito grande”, comenta a odontóloga, que afirma ser um dos intuitos do documento a diminuição deste tempo de espera.

Sobre odontologia no Sesc RN

As unidades Sesc Odontologia (Natal) Sesc Mossoró e Sesc Macaíba dispõem de clínicas fixas que realizam promoção, proteção e recuperação da saúde bucal. Os serviços são oferecidos a valores subsidiados a comerciários e seus dependentes, bastando apenas ter o cartão de associado Sesc RN válido. Só em 2016, foram mais de 60 mil procedimentos odontológicos realizados nas três cidades.

Também é oferecida assistência odontológica itinerante por meio da OdontoSesc. Desde 2001, a unidade móvel já realizou mais de 600 mil atendimentos nas cidades potiguares. Além disso, o Sesc realiza orientações sistemáticas sobre saúde bucal em projetos e eventos próprios e que apóia.

Outras notícias

Pular para o conteúdo