Ambos projetos artísticos celebram a cultura do Alto Oeste potiguar, representada pelo Grupo de Caboclos de Major Sales
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) convida a população para um dia de imersão na cultura do Alto Oeste potiguar, com o lançamento da exposição “Caboclos” e a exibição do filme “Pisada Forte”, que contará com apresentação do grupo de caboclos de Major Sales. O evento acontece amanhã, 08 de novembro, nas unidades do Sesc Rio Branco e Sesc Zona Norte
Às 13h30, a Biblioteca Sesc Rio Branco, em Natal, irá realizar a abertura da exposição “Caboclos”, por Kécia Andrade e Diógenes Mendonça. Esta exibição, que tem entrada gratuita, é uma celebração da tradição do grupo de caboclos de Major Sales, que existe desde 1924. Sob a direção do neto do fundador, Mestre Bebé, o grupo atua nas regiões do Alto Oeste Potiguar e no Alto Sertão Paraibano, mantendo viva uma tradição que atravessa toda a América Latina.
A exposição, composta por 35 fotografias, oferece um registro fotográfico artístico e poético desses grupos, capturando as dimensões da festa coletiva e as impressões individuais. O objetivo é resgatar a sensibilidade do público em relação a essa manifestação cultural única, que oscila entre o medo e a admiração fantástica. A mostra também incluirá um documentário de curta duração e uma trilha sonora de áudio que pode ser acessada através de um QR Code, e ficará disponível para visitação até o dia 12 de dezembro.
Já no Sesc Zona Norte, o evento de lançamento do filme “Pisada Forte” acontece a partir das 19h. O documentário, de classificação livre, dirigido por Carito Cavalcante e Fernando Suassuna, foi realizado pelo Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural e oferece uma visão única das tradições culturais da região. Para tonar a ocasião ainda mais especial, após a exibição será realizada uma apresentação dos grupos “Caboclos do Mestre Bebé de Major Sales” e “Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante”, além de um bate-papo com os diretores do longa, Mestre Bebé e Simone Silva.
O filme é resultado do Projeto Sesc Territórios de Memória e Patrimônio Cultural que tem como objetivo valorizar e difundir as manifestações culturais locais, preservando a memória e o patrimônio cultural por meio de pesquisas e difusão de conhecimentos. O projeto envolve a comunidade e busca ativar dinâmicas de produção cultural e economia da cultura, e é reflexo da política de Cultura do Sesc RN, que somente este ano, investiu mais de 4 milhões de reais em projetos e ações culturais. A política busca estimular, fomentar e difundir o desenvolvimento artístico e cultural, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar social por meio de ações democráticas e em consonância com a diversidade cultural.
SERVIÇO:
O que? Lançamento da exposição fotográfica “Caboclos” e exibição do filme “Pisada Forte”
Quando e onde?
- Exposição “Caboclos”: dia 08/11, a partir das 13h30, na Biblioteca do Sesc Rio Branco. A exposição permanece aberta para visitação até o dia 12/12, de segunda a sexta, das 08h às 17h.
- Exibição do filme “Pisada Forte”: dia 08/11, às 19h, no Sesc Zona Norte
Entradas gratuitas