Notícias

2 de setembro de 2024

Sesc RN apresenta importância do lazer das pessoas 50+ na Expo Longevidade

Evento contou com coral de idosos e palestra sobre serviços ofertados a esse público

A importância do lazer e da qualidade de vida na busca por uma vida mais longeva. Isso é o que o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, buscou apresentar durante a Expo Longevidade 2024, nos dias 28 e 29 de agosto de 2024, no Hotel Holiday Inn.

A participação do Sesc RN no evento foi por meio de duas frentes: uma palestra sobre a importância do lazer para o público 50+, ministrada pelo diretor regional Gedson Nunes, e uma apresentação musical do coral do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI).

“Nós tivemos a oportunidade de falar com um público 50+ sobre a importância de chegar a essa nova idade com qualidade de vida. Esse é o papel que o Sesc faz há 60 anos, por meio do Trabalho Social com Pessoas Idosas, e nós estivemos aqui levando a informação da relevância do lazer para esse público de pessoas com mais de 50 anos, que podem ter acesso através do turismo, esporte, dança, coral, musicalização, oficinas de memorização e uma série de outras atividades que ajudam a população a chegar na sua terceira idade com muito mais qualidade de vida”, afirma Gedson Nunes, diretor regional do Sesc RN.

Maria das Graças de Souza participou da Expo Longevidade por meio da apresentação do coral do TSPI. Ela considera que ter entrado no projeto a trouxe mais bem-estar e vitalidade, inclusive tendo a ajudado a passar por problemas de saúde.

“Eu cheguei aqui com 92 kg e uma depressão muito grande. Aí encontrei no TSPI muito acolhimento, tenho todos como irmãos. Temos várias atividades diferentes, mas o que eu mais gosto é o coral, eu vivo o coral. Eu vivo no Sesc, o Sesc para mim é vida. Eu estar no Sesc é o mesmo que eu estar em casa, ou melhor: no Sesc eu pulo, brinco, faço exercícios, o que você pensar tem no Sesc. Eu me encontro aqui: tenho 77 anos, mas me sinto como se tivesse 20 ou 25”, afirma Gracinha, como também é chamada. Ela que é a definição de uma longevidade saudável.

O Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) atende cerca de 350 pessoas no ano, nas unidades do Sesc RN em Natal, Mossoró e Caicó. O projeto conta com programação diversificada de atividades e é executado por uma equipe de profissionais como assistentes sociais, educadores físicos e instrutores musicais. A finalidade é enxergar o envelhecimento como um processo positivo e múltiplo de possibilidades.

Outras notícias

Pular para o conteúdo