Notícias

14 de março de 2023

Senac RN vai ampliar formação e seleção de ex-alunos para trabalhar no turismo europeu

2023 está consolidando a internacionalização do currículo profissional dos alunos dos cursos de turismo e gastronomia do Senac RN. E a primeira rota estruturada do intercâmbio cultural é Portugal. Neste mês de março – que antecede o período da estação turística no continente europeu -, três ex-alunos do Hotel Escola Senac Barreira Roxa já desembarcaram em Portugal com contrato de trabalho, resultado de um processo seletivo feito pelo Senac. Outros 12 ex-alunos da escola profissional do RN já estão contratados e vão atravessar o Atlântico nos próximos dias.

Ex-alunos Senac que estão trabalhando em Portugal: Sammyr Balbino, cozinheiro; Tatiane Pereira, Garde Manger; e Marcelo Henrique, 1º cozinheiro

O processo seletivo foi feito pelo Senac RN a pedido do AP Hotels & Resort, que possui sete unidades hoteleiras – com 1.265 quartos – e emprega mais de 680 funcionários no verão. Em 2022, ocorreu a primeira seleção dessa parceria internacional, quando sete potiguares foram selecionados para trabalhar em Portugal. Este ano, esse número mais que dobrou: 15 profissionais formados pelo Senac RN foram selecionados.

Nesta terça-feira (14), o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, e o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, visitaram um dos hotéis da rede AP em Portugal para iniciar o planejamento de ampliação e definição de metas para um projeto de treinamento e seleção específicos para o mercado de trabalho português e para conhecer de perto a estrutura profissional que aguarda os ex-alunos selecionados.

Da reunião, que ocorreu no resort AP Cabanas, na região do Algarve – uma das principais áreas turísticas de toda a Europa – ficou definido que, para os próximos anos, a seleção e formação de profissionais do turismo terão uma linha direcionada para o mercado português. Essa turma terá no treinamento a inclusão do inglês (como segundo idioma) e técnicas de gastronomia portuguesa. “Os alunos que entrarem nessa formação já saberão que podem passar por seleção específica para o trabalho nos hotéis da rede portuguesa”, explicou Marcelo Queiroz, durante a conversa com o diretor-geral do grupo, Emanuel Freitas.

Seis dos sete hotéis do Grupo AP ficam em Algarve, região ao sul de Portugal. As praias de água clara e com quase 300 dias de sol por ano atraem milhares de turistas durante as férias do verão europeu – que tem início em março e segue até outubro. É nessa área que se concentram grandes e luxuosos resorts e ao redor dessa movimentação há um grande problema: a falta de profissionais qualificados para atuar na hotelaria.

O Senac RN enxergou nessa região a oportunidade de inserir alunos dos cursos de turismo e gastronomia no mercado de trabalho europeu. “Ano passado, foi um período de teste dessa parceria. E o resultado foi o melhor possível, pois os alunos do Senac RN são formados com valores profissionais e humanos muito próximos ao que nos propomos a oferecer em nossos hotéis. Esse intercâmbio é muito importante, pois o nível de formação acadêmica dos profissionais que vieram do Senac é muito valioso. O ensino que eles receberam traz muito valor para o turismo europeu. Tanto é verdade, que os profissionais que vieram ano passado estão voltando agora com contrato mais longo”, explicou Emanuel Freitas.

Raniery Pimenta explica que os novos cursos adaptados à realidade europeia vão ter – ao longo do processo – interações com a equipe do grupo português já para melhorar a seleção final dos profissionais do intercâmbio profissional. “O objetivo é diminuir o tempo de treinamento desses nossos alunos quando eles chegam ao mercado de trabalho português”, resumiu.

Os ex-alunos do Senac RN selecionados pelo grupo português recebem – além do salário em Euros e contrato de trabalho dentro das normas portuguesas – passagem aérea e alojamento durante o contrato. A visita da missão Fecomércio RN ao grupo AP Hotels também teve como objetivo conhecer as condições de trabalho oferecidas aos potiguares selecionados.

Estrutura diferenciada para os profissionais contratados

Cada hotel da rede tem seu próprio alojamento de funcionários e a estrutura é adaptada para dar conforto aos profissionais vindo de outros países. No AP Cabana, por exemplo, o alojamento fica integrada ao próprio hotel e, em 2024, a ideia é construir nova unidade anexa apenas para alojar os funcionários de outros países. O Grupo Português possui na rede funcionários de mais, pelo menos, 10 nacionalidades diferentes.

“Oferecemos à nossa equipe não apenas condições de trabalho dignas e humanas, mas, também, a possibilidade de crescimento profissional em nossa rede. Buscamos as pessoas que tenham sonhos de crescimento profissional e damos toda estrutura para isso”, explicou Emanuel Freitas, que já viveu no Brasil por quase 10 anos, inclusive já trabalhou por mais de um ano na praia de Pipa.

Carência de mão de obra é oportunidade

O turismo português é uma das principais atividades econômicas do País. A falta de mão de obra é um dos principais problemas da atividade. A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve – região para onde os ex-alunos do Senac RN foram selecionados – estimou que há um déficit de 8.000 profissionais para o turismo da região neste ano de 2023.

Os dados são de um estudo da Universidade do Algarve através do Laboratório Colaborativo do Turismo e Inovação (KIPt COLAB). De acordo com os números divulgados, os associados têm atualmente cerca de 17.000 empregados, precisando de aumentar em cerca de 30% esse efetivo.

As principais dificuldades de contratação estão nas áreas operacionais, especialmente alimentação e bebidas, o alojamento e a manutenção. O estudo aponta que o valor médio do salário bruto das empresas associadas foi de cerca de 1.013 euros em 2022, 70% superior ao que os mesmos empreendimentos pagavam em 2015.

Outras notícias

Pular para o conteúdo