Notícias

5 de maio de 2023

Senac RN utiliza a tecnologia para oferecer acolhimento emocional para estudantes

O Senac RN está utilizando a tecnologia para ofertar o serviço de acolhimento emocional aos alunos matriculados nas oito unidades fixas no estado. A preocupação com a saúde mental dos alunos é prática antiga da instituição de ensino, mas, desta vez, o corpo pedagógico conta com o apoio das tecnologias da Microsoft, como as ferramentas da Microsoft Power Platform, para criar atendimentos psicopedagógicos e gerar dados que auxiliam a instituição a traçar ações que aprimorem o processo de aprendizagem dos alunos com base nos relatos. 

A instituição também tem utilizado ferramentas como o Microsoft Teams e as aplicações do Microsoft 365 como parte de um programa de transformação digital que tem como objetivo promover um ensino mais inclusivo e acolhedor. “Nosso intuito é que o aluno se sinta acolhido e fortalecido para lidar com as adversidades que surgem durante o processo de aprendizagem. o atendimento psicopedagógico envolve suporte para inclusão e redução de barreiras à aprendizagem, além de acolhimento emocional. Quando percebemos que o aluno precisa de um acompanhamento clínico, ele é encaminhado para atendimento psicológico” diz Priscilla Silveira, gestora de qualidade e crescimento do Senac RN. 

Outro benefício que a tecnologia tem proporcionado, segundo Priscilla, é o atendimento online integral, desde o agendamento e acompanhamento do aluno até a disponibilização das informações. O formato online reduziu o número de papeis e otimizou o trabalho da equipe psicopedagógica, liberando tempo para que os profissionais foquem no atendimento aos alunos. 

“Hoje, consigo fazer o atendimento de forma virtual, sem precisar me deslocar entre as cidades, o que me impossibilitava acompanhar os alunos prontamente ou atender casos mais urgentes, gerando desmarcações e, por vezes, desestimulando o estudante a nos procurar”, explica a psicóloga educacional do Senac-RN, Emanuelle Araújo.  

Para que os estudantes busquem acompanhamento, o Senac RN disponibiliza o agendamento pelo App Bookings, disponibilizado no Microsoft Teams. Eles têm a opção de escolher o atendimento presencial ou on-line. Após o atendimento, os profissionais do Senac imputam os dados em um arquivo do Sharepoint e, com o uso do Power Apps e do Power BI, a instituição também consegue categorizar as informações, como a turma, curso e o tipo de situação relatada pelo aluno, sem comprometer a privacidade dele. Quando há necessidade de um acompanhamento mais intensivo, somente os profissionais que cuidam do caso conseguem ter acesso, mediante a login com senha, à ficha do estudante. 

“A saúde emocional é uma das grandes causas de dificuldade na aprendizagem e ter acesso em tempo real às informações nos dá um direcionamento para que possamos agir rápido e adotar meditas preventivas. Além de termos visibilidade da situação de todas as unidades para podermos saber direcionar melhor os recursos e esforços.  Por exemplo, em uma turma com muitos casos de estudantes diagnosticados com TDAH, é possível trabalhar de forma a apoiar melhor esses alunos” afirma Priscilla. 

“O trabalho do Senac RN, em oferecer apoio para os alunos de suas unidades é fundamental para o bem-estar e aprendizagem dos estudantes.  A utilização da tecnologia está apoiando a instituição a atendê-los de maneira mais rápida. E, com os dados gerados, é possível ter as informações necessárias para traçar as melhores estratégias para aprimorar o ensino, bem como a aprendizagem e o bem-estar de todos.”, diz Vera Cabral, diretora de Educação e Skilling da Microsoft Brasil. 

Sobre a Microsoft  

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure. 

Outras notícias

Pular para o conteúdo