21 de março de 2024

Senac RN reúne empresas e jovens aprendizes em talk show sobre relações interpessoais

A Escola Técnica do Senac RN realizou na segunda-feira, 18, mais uma edição do projeto “Minha Empresa no Senac”. A iniciativa tem como objetivo contribuir na formação profissional dos alunos inscritos no Programa de Aprendizagem, por meio de debates entre as empresas contratantes.

O encontro ocorreu no formato de Talk Show, com participação das empresas Super Show, Marisa e Supermercado Favorito. Com o tema “Respeito nas relações interpessoais e diversidade humana”, os representantes das empresas falaram para cerca de 80 jovens aprendizes sobre as demandas atuais de mercado e principais habilidades e valores requeridos no processo de avaliação e contratação de jovens aprendizes.

“Nosso intuito é ampliar a bagagem desses jovens, por meio das experiências dos profissionais das empresas convidadas, de forma que eles ingressem preparados para o mercado de trabalho. Além disso, com o projeto Minha Empresa no Senac, as empresas têm uma oportunidade a mais de conhecer melhor a metodologia que o Senac RN aplica neste segmento”, explica a coordenadora de Carreiras do Senac, Paula Serafini.

Programa de Aprendizagem do Senac RN

Criado a partir da Lei de Aprendizagem – legislação que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários – o Programa traduz de forma eficaz a missão do Senac, instituição reconhecida por sua excelência na oferta de qualificação profissional.

O Senac RN aderiu ao programa em 2002, para atender jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos, encaminhados pelas empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Os jovens são assegurados por meio da Lei da Aprendizagem, firmada através de um contrato de trabalho, que prevê a remuneração salarial e benefícios trabalhistas. Desde 2011, o Programa já qualificou mais de 10 mil jovens no RN.

Atualmente, o programa oferece os cursos de Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados, Atendimento em Postos de Combustíveis, Serviços Hoteleiros, Serviços de Vendas e Serviços de Restaurantes e Bar.