O Senac RN participou na segunda-feira (1º), da sexta reunião da Governança de Inteligência Artificial para o Rio Grande do Norte. O encontro ocorreu na sede do Sebrae RN e tem, como objetivo, reunir instituições públicas, setor produtivo e especialistas para discutir estratégias e compartilhar avanços da tecnologia no estado. A instituição do Sistema Fecomércio RN esteve representada pelo Executivo de Transformação do Senac RN, Eduardo Arruda, e do Especialista em Tecnologias Educacionais, Renato Rodrigues.
Durante a reunião, a vice-presidente de Políticas Públicas da ABRIA (Associação Brasileira de Inteligência Artificial), Juliana Natrielli, apresentou a palestra “A ABRIA e a Regulamentação da IA no Brasil: atualização sobre o Projeto de Lei 2338/2023″. Atualmente, a proposta foi aprovada no Senado Federal e está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Juliana destacou que a regulamentação da inteligência artificial no Brasil representa um marco estratégico para o desenvolvimento do setor e para o ambiente de negócios. Segundo ela, uma boa regulamentação precisa trazer segurança jurídica, mas também deve estar alinhada às melhores práticas internacionais.
“É fundamental que o Brasil tenha uma legislação equilibrada, que permita inovação e fortaleça o desenvolvimento de uma IA nacional”, afirmou a especialista. Ela também destacou positivamente a iniciativa do Rio Grande do Norte ao criar uma governança envolvendo instituições diversas.
Inteligência Artificial no Senac
Em março deste ano, o Senac sediou o primeiro encontro dos membros da Governança em IA para o RN onde apresentou ações e avanços da instituição nesse campo.
O Senac RN tem atuado no uso e promoção da inteligência artificial no âmbito da educação ao instituir, em 2023, o Comitê Técnico de Inteligência Artificial. “Implantamos um novo modelo pedagógico com uso da IA, baseado no planejamento estratégico da instituição, que tem a inovação nos seus valores e diretrizes”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A iniciativa, composta por colaboradores e gestores da instituição, visa elaborar diretrizes e fomentar ações para apoio e disseminação do uso da Inteligência Artificial dentro do Senac RN e também na comunidade externa. Atualmente mais de 80 colaboradores e cerca de 150 instrutores foram capacitados em inteligência artificial.