Notícias

13 de agosto de 2019

Senac RN diversifica seus projetos pedagógicos com a ajuda da tecnologia

Principal agente de ensino profissional, o Senac RN tem uma estrutura de excelência e é uma Microsoft School, fazendo parte de uma comunidade global de mais de 2 mil escolas de todo o mundo.

Além de ser um centro certificador Microsoft, o Senac utiliza as tecnologias da companhia desde 1985. Renato Rodrigues, Coordenador da área de Informática, Comunicação e Design, conta que atualmente mais de 5 mil alunos são impactados pelas tecnologias, como também todo o time de colaboradores. “Temos toda a nossa infraestrutura administrativa e educacional em ambiente Microsoft. Todos que fazem parte do Senac têm o direito de baixar os softwares via Azure Dev Tools for Teaching e também têm licenciamento do Office 365”, explica.

O Senac, além de incentivar o uso desses recursos no dia a dia, também estimula que os professores desenvolvam projetos que incluam desde Word, Excel e OneDrive até projetos mais completos, como o Minecraft: Education Edition. Outro recurso que mudou a forma de compartilhamento e colaboração foi o Sharepoint. “Atualmente utilizamos o Sharepoint, que, além de facilitar o compartilhamento dos materiais, ainda me permite, de maneira organizada, dividir links e informações que eu julgo fundamentais para o aprendizado dos alunos”, ressalta o professor de inglês e MIE, Leandro Carlan.

Sala de aula: Education Experience

No ano passado, o Departamento Nacional do Senac, em conjunto com a Administração Regional do Senac RN, firmou uma parceria com a Microsoft para a criação das salas Education Experience. Ao todo são quatro SmartLab localizadas na Grande Natal e Mossoró.

“É uma nova forma de aprender e reaprender em uma infraestrutura de salas padronizadas com recursos e ferramentas tecnológicas sendo trabalhadas de forma disruptiva, proporcionando o surgimento de produtos e serviços inovadores. Com essas mudanças e rupturas de padrões, conseguimos preparar melhor nossos alunos para as novas necessidades do mercado, além de estimular o estudante a assumir uma postura mais ativa e engajada”, afirma Renato Rodrigues.

Os ambientes permitem uma configuração que se adapta com rapidez e facilidade ao uso dos conteúdos e das ferramentas digitais de várias áreas do conhecimento, integrando as ferramentas do Office 365 ao espaço, além de alguns aplicativos da própria SmartLab voltados para o público júnior das turmas de inglês.

Minecraft: Education Edition para cursos de extensão

No Senac RN não são só as crianças que utilizam o Minecraft: Education Edition em suas disciplinas. Um exemplo bacana é o da turma de Aprendizagem Profissional em Serviços de Supermercado. A classe é composta por jovens de 16 a 22 anos e utilizou a versão educacional do jogo em uma de suas atividades.

A equipe de monitores dividiu a turma em pares, e a cada semana um monitor escolhia um aluno que seria inserido no ambiente do jogo. Quando todos já estavam capacitados, os estudantes testaram diversas possibilidades de organização de inventário, alocação de recursos, movimentação e gestão das relações espaciais e administração do tempo, tudo isso de forma lúdica e colaborativa. A experiência, inclusive, foi inscrita e aprovada para apresentação como workshop no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“À medida que os processos estão sendo desenvolvidos pelos alunos, de forma cada vez mais autônoma, percebe-se que ocorre o desenvolvimento de estratégias voltadas para soluções de desafios e superação de obstáculos, aplicando a lógica do pensamento computacional”, explica a professora da turma, Simone Borba.

Jornada de transformação digital por meio do programa Microsoft School

O Senac já é conhecido como uma instituição onde o aluno tem acesso a uma variedade de cursos e capacitações. Com a inserção da tecnologia no desenvolvimento dos projetos de estudantes e professores, a expansão do conhecimento é ainda maior. Por isso, em 2017, o Senac RN decidiu ingressar no programa Microsoft School.

Esse é um reconhecimento que a Microsoft dá para instituições que estão começando sua jornada de transformação digital. “Realizamos um encontro com um consultor educacional da Microsoft e ficamos encantados com todas as possibilidades que poderiam se abrir para nós. Foi aí que despertamos o interesse em nos tornar uma Microsoft School”, contextualiza Rodrigues.

De lá para cá, todos os colaboradores do Senac se empenharam em descobrir todas as ferramentas do Office 365, além de se inscreverem para participar da Comunidade de Educadores da Microsoft.

“O Senac vem transformando seus ambientes pedagógicos, a fim de utilizar a tecnologia como facilitadora da aprendizagem, aproveitando as ferramentas do Windows e do Office 365 para melhor preparar os estudantes a obterem sucesso no mercado de trabalho. Isso ocorre a partir de experiências que possibilitam o desenvolvimento de habilidades, como colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas”, finaliza Raniery Pimenta, Diretor Regional do Senac.

Outras notícias

Pular para o conteúdo