28 de junho de 2022

Senac e municípios do DEL Turismo são recebidos pela BBW Internacional em missão na Alemanha

Teve início, no último sábado (25), a Missão Técnica DEL Turismo, que conta com representantes do Senac RN e municípios potiguares atendidos pelo Programa, no estado da Baviera, Alemanha. Idealizada e financiada pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera, a missão tem como foco principal aprofundar conhecimentos e conceitos sobre o turismo sustentável e munir os participantes com exemplos de boas práticas e ferramentas de gestão sustentável executadas no país europeu.

O gerente de desenvolvimento local do Senac RN, Marcelo Milito, lidera a representação potiguar que conta ainda com empresários do setor turístico de Tibau do Sul e Galinhos. Ele explica sobre a importância da relação internacional para a atividade econômica no estado. “Há cerca de cinco anos, o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, implantou no Rio Grande do Norte a metodologia alemã DEL e, desde então, o turismo potiguar ganhou destaque nacional e internacional no desenvolvimento de ações sustentáveis no segmento. Um diferencial que beneficia diretamente as comunidades onde ele atua e proporciona um maior diferencial competitivo ao nosso estado”, disse Milito.

Durante os próximos cinco dias de missão, além da comitiva do RN, representantes dos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Norte viajarão por seis municípios do principal destino de viagens de turismo para os alemães, a Baviera. Na agenda, estão previstas a visitação em locais de referência no turismo da região, participarão de palestras sobre sustentabilidade, cooperativismo, regionalidade e o futuro do turismo.

A coordenadora da BBW Internacional, Anne Oertel, destaca sobre os benefícios que o intercâmbio irá proporcionar aos dois países. “Essa missão é importante por dois principais motivos, primeiro os participantes poderão conhecer e analisar como os municípios tem desenvolvido o turismo de massa aqui na Alemanha. E por outro lado, esse tipo de intercambio é muito importante, especialmente para criar uma rede de contato entre o Brasil e a Alemanha e até entre os próprios participantes, que acabam não só tendo novas experiências em um país estrangeiro, mas também irão dividir entre si suas próprias experiências e desafios. Tudo isso junto tem o poder de criar novas ideias e gerar frutos muito positivos par o turismo no Brasil.”

Além da Fecomércio RN, e os municípios potiguares, participam da Missão, os parceiros do Programa DEL Turismo, Green Destinations, Facisc, FederaSul, Fecomércio MS, Federaminas e FIEAC.