31 de maio de 2023

Seminário DEL Turismo Porto do Mangue apresenta resultados do programa do Senac no município

Evento reuniu equipe técnica do Senac RN, secretários municipais e população, no plenário da Câmara de Vereadores

Os resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo no município de Porto do Mangue, na Costa Branca do RN, foram apresentados na manhã desta terça-feira (30), no Seminário DEL Turismo, evento que contou com a participação de técnicos, secretários municipais e população que atua nas principais atividades econômicas do município, como turismo, agricultura e apicultura.

Porto do Mangue é um dos 10 municípios do RN que aderiram ao DEL Turismo, uma metodologia inspirada no modelo alemão, implantada no RN por meio de parceria entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, FASISC-SC, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemãs BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, o programa é executado na promoção da sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico. Além de Porto do Mangue, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Galinhos, Assú, Tibau, São José de Mipibu, Apodi e Macaíba já aderiram ao DEL.

O Seminário foi marcado pela participação da população que esteve envolvida na execução do DEL, participando das câmaras técnicas criadas pelo programa com o objetivo de envolver o poder público, privado e sociedade civil em debates e iniciativas focadas em promover a gestão sustentável do município. O secretário municipal de Turismo de Porto do Mangue, Francisco Flávio, destacou sobre a importância da parceria entre o Senac e prefeitura para o desenvolvimento do município.

“Aqui em Porto do Mangue tínhamos uma carência de pessoas qualificadas profissionalmente, especialmente em relação a gestão, essa parceria com o Senac nos permitiu trabalhar com uma ferramenta de gestão com métodos focados em fortalecer a governança municipal”, disse o secretário.

A programação do evento contou com apresentação dos resultados pela equipe técnica do Senac e entrega dos certificados aos voluntários que contribuíram com o desenvolvimento do programa. Encerrando a programação, o coordenador do DEL no RN e gestor de desenvolvimento regional do Senac RN, Marcelo Milito, entregou ao secretário Francisco Flávio a versão preliminar do Plano Municipal do Turismo, documento elaborado pelo Conselho de Turismo de Porto do Mangue com a metodologia DEL.

Representando a diretoria do Sistema Fecomércio, o gestor do Senac Mossoró, Assú e Caicó, Benjamin Garcia, agradeceu a parceria e parabenizou o empenho de todos na execução do programa.

“O Senac RN tem o Turismo em sua missão e hoje, podemos dizer que cumprimos nossa missão de contribuir para a promoção da atividade turística do RN, a partir dessa parceria com a prefeitura de Porto do Mangue e com dedicação de todos que se envolveram em trabalhar para trazer o desenvolvimento para o município e região, estão todos de parabéns”, declarou o gestor.