Realizado de 12 a 17 de maio, o evento promoveu mais de 100 atividades em nove municípios potiguares, fortalecendo o desenvolvimento social, educacional e econômico do RN
A Semana S, maior evento integrado do país – idealizada pela Confederação Nacional do Comércio e promovida no estado potiguar pelo Sistema Fecomércio – foi um verdadeiro sucesso. Em seis dias de ativações, entre 12 e 17 de maio, foram realizados mais de 120 mil atendimentos em nove municípios da região. A ação contou com a atuação integrada da Federação, dos Sindicatos empresariais do comércio, do Sesc e do Senac, por meio de mais de 100 atividades nas áreas de cultura, lazer, inovação, empregabilidade, qualificação, saúde e responsabilidade social.
As cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Santa Cruz, Nova Cruz, São Paulo do Potengi e Assú foram palco de serviços de excelência desenvolvidos pelas instituições do Sistema Comércio potiguar, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas em todas as regiões do estado.
Como parte da programação da Semana S, o Senac RN promoveu a Feira de Empregabilidade, conectando o mercado de trabalho a quem mais precisa: foram 1.700 vagas de emprego oferecidas por 30 grandes empresas com atuação no estado. Paralelamente, a instituição disponibilizou 2.300 bolsas de estudo por meio da Rede Senac de Educação à Distância, ampliando o acesso à qualificação profissional de qualidade.
No dia 16 de maio, a cidade de Natal recebeu um dos grandes destaques da Semana S: o Innovation Day, realizado no Teatro Riachuelo, reunindo 1.500 empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Rio Grande do Norte para um mergulho em tendências, tecnologia e transformação de mercado. O evento contou com nomes de peso, como a empresária e CEO do Grupo Salus, Dra. Carla Sarni, o futurista Tiago Mattos e o economista Ricardo Amorim, que traçou um panorama da economia brasileira e destacou o papel da inteligência artificial no futuro dos negócios.
A programação foi enriquecida com a participação de oito startups incubadas no Metrópole Parque, que apresentaram soluções inovadoras aos empresários presentes, com estandes no foyer do Teatro e pitchs no palco, abrindo portas para parcerias estratégicas e novas oportunidades de expansão tecnológica no estado.
O ponto alto da ação foi o Dia S, no sábado, 17, realizado na Casa de Apostas Arena das Dunas, reunindo mais de 35 mil pessoas. No pátio externo foi montado o Palco Sesc, com apresentações do Mundo Bita, Circuito Musical e Dudu Nobre, além de pavilhões de Educação, Saúde, Recreação e Lazer para atender ao público de forma gratuita.
O espaço também contou com as unidades móveis do Sesc e do Senac, com destaque especial para a unidade Sesc Saúde, nova estrutura inaugurada durante o evento, e voltada ao atendimento ao trabalhador nas empresas.
No espaço Hospitalidade da Arena, a Invasão Geek e ativações com realidade virtual e tecnologia chamaram atenção do público, no qual crianças, adolescentes e adultos visitaram um museu do videogame, espaços instagramáveis, palestras do segmento e muitos outros atrativos.
O Sesc também promoveu a etapa Natal do Circuito Sesc de Corrida, com 6 mil participantes que competiram 5km e 10km, com uma estrutura montada e exclusiva para os corredores. Além disso, foi realizada também a Caminhada Solidária e a Corrida Infantil.
Resultados
Oito toneladas. Esse foi o número de alimentos arrecadados solicitado para acesso a programação. Os alimentos serão encaminhados para entidades cadastradas no programa Sesc Mesa Brasil no Rio Grande do Norte.
Outra conquista importante foi a certificação do selo Carbono Neutro – concedida pela consultoria ambiental O’Green Brasil, empresa do Grupo Econom – que atestou a neutralização das emissões de gases de efeito estufa oriundas da realização do evento, por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela ONU. A Semana S também adotou coleta seletiva de resíduos em toda a sua estrutura, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Além disso, o evento contou com diversas práticas inclusivas, como intérprete de Libras, espaços PCD nos shows, áreas de autorregulação para pessoas neurodivergentes e acessibilidade plena em todos os ambientes.
Na mídia, 1,4 milhão de usuários foram alcançados na campanha nas redes sociais. Para o público, entrevistado pelo Instituto Fecomércio RN, a nota de satisfação foi de 9,56, de um máximo de 10.
“Com nota 9,56 de satisfação, a Semana S prova que trabalhar com propósito transforma vidas. Mais que números, deixamos um legado de superação e acolhimento no RN. Sesc e Senac são serviço, solidariedade e a certeza de que juntos tornamos sonhos possíveis”, concluiu o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.