23 de maio de 2023

Projeto Pelo Brasil vai apontar principais potencialidades locais para geração de renda

O Rio Grande do Norte foi escolhido para estrear o projeto ‘Pelo Brasil’, uma iniciativa do Sebrae que vai percorrer todos os estados para identificar potenciais econômicos regionais e apontar novas oportunidades capazes de gerar renda e desenvolvimento local. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, desembarcou em terras potiguares ainda no domingo (21) e cumpre agenda com diversos compromissos, que marcam o lançamento do novo projeto. A ideia é evidenciar as principais riquezas regionais e abrir oportunidades por meio do empreendedorismo, buscando transformar os recursos naturais em renda e, assim, contribuir para a inclusão social. Décio Lima segue para a Paraíba, onde o projeto será apresentado na terça-feira (23).

De acordo com o presidente da instituição, os dois estados foram escolhidos para estrear essa nova ação do Sebrae por serem ricos em recursos naturais e, por isso, é preciso saber transformar as potencialidades em renda, a fim de minimizar as diferenças sociais existentes. “O projeto não teria lugar melhor para iniciar. Esses dois estados são ricos em recursos naturais e precisamos saber transformar essas potencias em renda para minimizar as diferenças sociais, permitindo a inclusão social”, explica Décio Lima.

Um dos compromissos do presidente da instituição foi na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte. O presidente do Sebrae, Décio Lima, visitou a sede do Sebrae, em Natal, e reuniu-se com dirigentes e equipe técnica da instituição. Ele foi recebido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, e pelos diretores José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (técnico) e Marcelo Toscano (Operações).

Zeca Melo, como também é conhecido o superintendente, apresentou as instalações locais e a atuação, que, através de suas ações e projetos exitosos, torna a instituição uma referência para todo o Brasil. Zeca Melo desejou uma gestão profícua ao presidente. “Espero que possamos fazer um Sebrae cada vez melhor. Desejamos-lhe uma gestão profícua”, saudou o superintendente, apresentando também o projeto Município + Empreendedor, que está implantando salas do empreendedor em todas as cidades potiguares.

Já o presidente do CDE, Itamar Manso, parabenizou a idealização do movimento, que, julga, será determinante para enaltecer vocações econômicas em cada estado e criar mais possibilidades de negócios.

Durante a visita, a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-RN, Alinne Dantas, também detalhou os números alcançados pelos projetos no RN. Ao apresentar o ‘Pelo Brasil ‘ para a equipe do Sebrae estadual, Décio Lima lembrou que a instituição desempenha um papel importante no Brasil, apoiando e fomentando o empreendedorismo, buscando atender sobretudo os 94 milhões de brasileiros que não têm sequer segurança alimentar, estando uma boa parte na mais absoluta condição de miséria e de fome.

Décio Lima garantiu que essa gestão, da qual está à frente, será de uma construção de sinergia e falou da importância do intercâmbio de experiências entre as unidades do Sebrae nos estados. “A equipe do Sebrae-RN tem muita coisa para ensinar para o Brasil, através de experiências extraordinárias. É preciso que haja uma troca com outros Sebrae do Brasil, que também têm boas experiências e possamos ter uma isonomia. Inclusive nos investimentos. O atual momento no mundo exige de nós um espírito revolucionário, sem a mesmice do convencional. Por isso, precisamos levar essa vontade de mudança para as ruas e transformar o Pelo Brasil em um grande movimento. As micro e pequenas empresas são as grandes geradoras de emprego no país”, afirma o presidente Décio Lima. Em 2022, os pequenos negócios no Rio Grande do Norte geraram 22 mil novos postos de trabalhos e 42 mil novas empresas foram abertas.

Cidados

Na Paraíba, a agenda de trabalho começa na terça (23), com o lançamento do Cidados, uma ferramenta de inteligência de dados, que permitirá explorar as características e potencialidade de cada município. A proposta é que as informações atualizadas sejam meio para abrir oportunidades que possam gerar desenvolvimento. Ano passado, os pequenos negócios na Paraíba foram responsáveis pela geração de 26 mil novos postos de trabalhos gerados e 48 mil novas empresas foram abertas. Com o Pelo Brasil, o Sebrae vai evidenciar o que cada lugar tem de melhor e incentivar a construção de políticas públicas que transforme a realidade por meio da geração de renda. “Sabemos que o empreendedorismo pode ser o principal aliado neste momento em que o desemprego bate à porta de milhões de brasileiros, por isso queremos trabalhar as vocações locais, abrindo caminho com um empreendedorismo sólido, com orientações e capacitações”, reforça Décio Lima.

Gente que sonha no RN

O projeto Pelo Brasil vem atender a um anseio do brasileiro. Segundo pesquisa do Sebrae, seis a cada 10 brasileiros sonham em empreender (GEM/2022), ter o próprio negócio voltou a ser o segundo maior sonho do brasileiro. O resultado é considerado recorde da série histórica da pesquisa, que é realizada há 23 anos no Brasil.

As potencialidades locais para a geração de negócios são reais. Um dos exemplos do Rio Grande do Norte vem do melão. A fruta reconhecida por gerar milhares de empregos e renda no semiárido potiguar e adoçar o paladar de pessoas mundo afora, agora virou ingrediente que garante sabor refrescante a uma cerveja artesanal. Produzida em Mossoró, pela Cervejaria Bacurim, a bebida à base de melão ganha lugar de destaque na linha de produção da empresa.

Gilberto Carvalho aceitou o desafio de produzir uma cerveja que carrega o sabor do melão de Mossoró. Satisfeito com o resultado obtido no projeto-piloto, o empresário revela que, a depender da aceitação do público, a bebida com melão pode se tornar um diferencial de mercado.

Fonte: Agência Sebrae

Foto: Moraes Neto