Secretaria de Turismo de Natal comemora oficialização do GT Náutico do RN

As políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do turismo náutico no Rio Grande do Norte, agora estão oficializadas a partir do decreto estadual publicado na última quinta-feira (dia 30), assinado pela governadora Rosalba Ciarlini no Diário Oficial criando o Grupo de Turismo Náutico do Rio Grande do Norte (GT Náutico do RN).

O decreto é uma conquista do trabalho desenvolvido pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril que incentivou a sua criação com a realização de várias reuniões e na última com a participação da secretaria estadual de Turismo (Setur) e órgãos como IBAMA, IDEMA, Ministério Público Estadual, Patrimônio da União, Capitania dos Portos, Fecomercio, Codern e empresários da iniciativa privada, através da AMANAUTICA entre outros que exploram o turismo náutico, principalmente em Natal.

Segundo Fernando Bezerril como a representação do GT Náutico RN junto ao Ministério do Turismo é conduzido pela secretaria estadual, todo trabalho foi no sentido de provocar a sua constituição que teve apoio imprescindível do secretário estadual interino de Turismo, George Lima. “Com o GT Náutico RN poderemos discutir e identificar questões relativas as questões náuticas, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas ou encaminhamento de ações necessárias para o desenvolvimento desse segmento turístico em nosso Estado, junto ao Ministério do Turismo”. O GT Náutico RN passa agora a integrar a plataforma na esfera federal para reivindicações de recursos e convênios exigidos pelo Ministério do Turismo.

A constituição dos seus representantes será feita no prazo de 30 dias, quando será elaborado seu regimento interno e pauta das reuniões ordinárias. A coordenação será da secretaria da Estadual de Turismo, mas terá a assessoria especial do Almirante da reserva, Bernardo Gamboa, nome sugerido pelo secretário Fernando Bezerril e que teve apoio unânime das entidades que participaram da reunião de criação do GT Náutico RN.

*Fonte: Setur