12 de junho de 2017

Sebrae estimula potencial de empreendedores em Ceará-Mirim

Ao longo desta semana, a cidade recebe uma turma do Empretec, o seminário que trabalha as características do comportamento empreendedor. A capacitação vai até sábado (10)

A cidade de Ceará-Mirim, localizada na região metropolitana de Natal, tem uma vocação natural para o comércio. A maioria dos 2,3 mil negócios formalizados na categoria de Microempreendedores Individuais (MEI) está concentrada nesse segmento. Para capacitar e estimular ainda mais o potencial empreendedor do município, o Sebrae no Rio Grande do Norte realiza até o próximo sábado (10) uma turma do Empretec. A capacitação ocorre no Centro de Esportes Unificados (CEU) das Artes, durante todo o dia.

O Empretec é um seminário, cuja metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae, e visa desenvolver características do comportamento empreendedor.  Isso porque a capacidade de empreender também pode ser construída, por meio do desenvolvimento e estímulo de atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios.

De acordo com a analista do Sebrae-RN, Marcela Capeleiro, do Escritório Regional do Sebrae no Mato Grande e responsável pela capacitação na cidade, desde 2013, a Instituição não abria uma turma do seminário em Ceará-Mirim, que, assim como toda a região do Mato Grande, vive um momento especial de novas oportunidades de negócios, sobretudo com a consolidação da indústria eólica, e isso requer capacitação para os novos empreendedores.

Mais que abrir uma empresa por mera necessidade, o comportamento empreendedor vai além e é pautado em atitudes. É preciso identificar oportunidades, ter iniciativa, ser persistente e comprometido, ser exigente com a qualidade e eficiência, ter disposição para correr riscos calculados, estabelecer metas, buscar informações, planejar e monitorar. Além disso, é preciso ainda ter capacidade de persuasão e formação de rede de contatos, de independência e de autoconfiança.

É isso que as equipes do Sebrae trabalham entre os participantes. Trata-se de uma capacitação intensiva, realizada em seis dias de imersão, com dedicação exclusiva. No total, são 60 horas de duração. O programa abrange atividades desafiadoras que simulam o dia a dia de um gestor de empresas.  O seminário é ideal para empresários e empreendedores que pretendem criar, ampliar ou melhorar seu desempenho nos negócios.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, 61,8% dos chamados ‘empretecos’  potiguares [aquelas pessoas que já realizaram o seminário] planejam abrir um negócio em até dois anos, sendo que para 80% a decisão foi influenciada pelo seminário. A pesquisa também releva que 71,7% dos participantes que eram empresários registraram aumento no número de vendas depois da capacitação e para 73,5% deles o faturamento aumentou. Para 80% de todos os empretecos, a capacitação contribuiu muito para identificar novas oportunidades. Em 19 anos, mais de 6,2 mil pessoas já fizeram essa capacitação no estado.

*Fonte: Agência Sebrae