Iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, visa unir empresas, entidades privadas e Administração Pública para capacitação de pessoas e inserção no mercado de trabalho.
Nesta segunda-feira, 21, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, lançou o programa “Senac Educação para o Bem”. A iniciativa social visa levar formação profissional de qualidade para pessoas e comunidades que não possuem fácil acesso à educação profissionalizante.
Mais de 100 convidados entre empresários, instituições sem fins lucrativos e representantes da Administração Pública, estiveram presentes no auditório do Hotel Senac Barreira Roxa, para o lançamento do programa, que conta a união desses três pilares para o investimento em turmas de capacitação profissional.
União
Por meio do Senac RN, referência na capacitação profissional há mais de 75 anos, as empresas e entidades interessadas podem aderir ao “Senac Educação para o Bem” e investir na formação de turmas de qualificação profissional.
Para que isso aconteça, as instituições sem fins lucrativos e órgãos da Administração Pública realizam a captação das turmas e disponibilizam a infraestrutura.
Já as empresas parceiras entram com investimento financeiro para viabilização das atividades. Por fim, o Senac RN realiza a formação profissional dos participantes, com a oferta de cursos de capacitação em diversas áreas.
Qualificação e inclusão
O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, destacou que no Brasil, segundo dados do PNAD, cerca de 11 milhões de jovens estão fora da escola e sem emprego. Já no Rio Grande do Norte, um terço dos jovens estão nesta mesma condição.
“O Senac RN tem, como missão institucional, transformar vidas e promover a inclusão social por meio do acesso à educação profissional de qualidade. Com o programa Senac Educação para o Bem, estamos buscando unir esforços para potencializar o desenvolvimento social e econômico no estado”, afirmou Raniery Pimenta.
Os parceiros envolvidos no “Senac Educação para o Bem” também podem usufruir dos benefícios oferecidos pelo programa como, por exemplo, a qualificação interna dos colaboradores. Além disso, também recebem o selo Educação para o Bem, que reforça o reconhecimento e compromisso social com o desenvolvimento socioeconômico, atendendo aos pilares ESG e Agenda 2030.