Notícias

16 de novembro de 2016

Presidente Marcelo Queiroz participa de missão técnica da CNC à Argentina

O presidente do Sistema Fecomércio RN e diretor da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, está participando desde a última segunda-feira, 14, em Buenos Aires, capital da Argentina, de uma missão organizada pela CNC com o objetivo de potencializar relações comerciais com aquele país. A missão segue até o dia 17, conta com a participação de outros presidentes de federações estaduais e nacionais do comércio de bens, serviços e turismo e a agenda inclui compromissos com autoridades e entidades da Argentina.

Na terça-feira, 15, a comitiva foi recebida pela ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, no Palácio San Martín, em Buenos Aires, para tratar as relações comerciais com os países do Mercosul. A Argentina, por exemplo, é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados. “A intenção da Confederação é renovar a preocupação com o Mercosul. Já tivemos dias melhores, nossos negócios já foram muito maiores do que são hoje e, infelizmente, nos últimos tempos, as coisas não caminharam como deveriam. Nossa ideia é relatar e reativar nossas relações comerciais no mercado comum. Representamos segmentos fundamentais, que respondem por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e estamos aqui com presidentes de federações nacionais e estaduais do sistema sindical patronal do nosso país para termos uma conversa franca e aberta”, afirmou o vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio Paraná, Darci Pana.

Para a ministra, no contexto global de hoje, é possível aos dois países desenvolver a capacidade de mostrar ao restante do mundo um mercado integrado e equilibrado. “Precisamos de confiança mútua e de negociações ‘ganha-ganha’ para todos os envolvidos”, pontuou. “Missões como esta são importantes, sobretudo quando atreladas aos momentos políticos dos países envolvidos. E a participação das entidades estaduais e nacionais é indispensável para a prospecção de novos negócios”. Marcelo Fernandes de Queiroz, diretor da CNC e presidente da Fecomércio Rio Grande do Norte.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, detalhou à Susana Malcorra, a intenção de realizar um encontro da hotelaria sul-americana em Foz do Iguaçu, no primeiro semestre de 2017, reunindo hoteleiros brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios, para estudo das oportunidades passíveis de desenvolvimento conjunto. “Estamos aqui para debater ações de incremento do fluxo de turistas em nosso país, mas também para desenvolver práticas ou propostas de ações com as entidades argentinas de Turismo, no âmbito do Mercosul e do Conesul”, explicou.

Outras notícias

Pular para o conteúdo