Notícias

17 de março de 2016

Presidente Marcelo Queiroz participa de abertura do 7º Fórum de Turismo do RN

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou na tarde desta quinta-feira, 17.03, no Centro de Convenções de Natal, da abertura do 7º Fórum de Turismo do RN e da 2ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que acontece até amanhã (18.03). Com um público esperado de 4 mil pessoas nos dois dias, o Fórum contará com diversas palestras que terão como temas a interiorização da atividade, o turismo de aventura, a recolocação do profissional do turismo, entre outros.

Já a Femptur conta com 118 estandes de diversos municípios, empresas públicas e privadas e segmentos representativos da cadeia produtiva, além de espaços destinados a apresentações culturais, exposição de artesanato e à genuína gastronomia potiguar. O Sistema Fecomércio apoia o evento e, por meio do Senac, montou uma cozinha show no local, onde serão ministradas aulas de gastronomia.

Em seu discurso, o presidente Marcelo Queiroz destacou a importância do turismo no Rio Grande do Norte, atividade que movimenta cerca de R$ 1,8 bilhão por ano, emprega direta e formalmente cerca de 90 mil pessoas. São cerca de 52,5 mil leitos em todo estado, sendo que 30 mil deles só em Natal.

Queiroz Destacou ainda o que o Sistema Fecomércio RN tem feito para valorizar o turismo. Um exemplo é o envolvimento da entidade, por meio da Câmara Empresarial do Turismo, coordenada pelo hoteleiro George Gosson, em questões de extrema importância como as discussões em torno da redução do ICMS do querosene de aviação e as tratativas para receber o hub da LaTam.

”Além disso, por meio do Senac, entre 2011 e 2015, realizamos aproximadamente 23 mil matrículas nos cerca de cem cursos do nosso eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Somente na área de idiomas, onde nosso nível de excelência é amplamente reconhecido, são outros 3.500 alunos por semestre. Desse total de vagas no período, algo em torno de 70% foram completamente gratuitas, promovendo uma espetacular inserção de pessoas no mercado de trabalho”, esclareceu Queiroz.

“Apesar de acontecer em Natal, o Fórum de Turismo é do Rio Grande do Norte. É um evento que cada vez mais pretende motivar os atores do segmento para movimentar a atividade turística. Um dos nossos apoiadores é o Sistema Fecomércio. Talvez sem esta ajuda, que já acontece há mais de 4 anos, nós não conseguíssemos evoluir com o evento”, disse Antônio Roberto Rocha, da Argus Eventos, empresa organizadora do Fórum e da Femptur.

Sobre a interiorização do turismo, o deputado estadual Tomba Farias destacou a necessidade de uma atenção especial ao tema por parte do poder público e anunciou que “A primeira fase do teleférico da Estátua de Santa Rita de Cássia, situada na cidade de Santa Cruz, deverá ser inaugurada no mês de abril. O Governo do Estado só tem a ganhar com a interiorização”.

“O turismo é uma das principais bandeiras de nossa gestão. Nós temos que ser mais audaciosos, mais criativos para alavancar a atividade em todo o estado. O turismo não deve ser só de sol e praia. Por isso este evento é tão importante, já que temos que criar um calendário permanente em todo o Rio Grande do Norte, e daqui podem surgir boas ideias”, afirmou o governador Robinson Faria.

O secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz, também ressaltou a importância de uma regularidade da atividade turística em todo o estado e disse que Natal é hoje como um hub, sendo um centro de conexões entre a capital as demais cidades. “O gestor público precisa entender que o turismo é sim um gerador de divisas, de empregos. Os municípios precisam criar políticas públicas e infraestrutura voltadas para o turismo. E o evento é importante para difundir isso”.

A solenidade contou com a presença do diretor regional do Senac, Fernando Virgílio; do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Gosson; do vereador Felipe Alves; da vereadora e presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, Júlia Arruda; da presidente da Emprotur, Ana Maria Costa; do diretor técnico do Sebare, João Hélio Cavalcanti; e a secretária adjunta de Turismo do RN, Solange Portela.

Outras notícias

Pular para o conteúdo