11 de dezembro de 2015

Presidente do Sistema Fecomércio participa de homenagem ao Governador do RN

Evento promovido pela ABIH RN reuniu o trade turístico para reconhecer empenho do governador Robinson Faria, na promoção do turismo no Rio Grande do Norte

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou na noite desta quinta-feira, 10, no Hotel Holiday Inn, de homenagem ao governador Robinson Faria pelas medidas adotadas para promoção e desenvolvimento do turismo do estado ao longo do ano de 2015. Promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte, a solenidade contou com a presença de membros da diretoria da entidade; do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN, George Gosson; secretários estaduais; representantes do trade turístico e da imprensa.

“A coragem do governador Robinson Faria ao desonerar o ICMS sobre o querosene de aviação, aliada à escolha de um grande conhecedor do setor turístico para gerir a Setur, foram determinantes para que o segmento de turismo potiguar conseguisse, apesar de todas as dificuldades, emplacar bons números ao longo deste ano. E mais: que pudesse vislumbrar boas perspectivas para a alta estação que se inicia. Em um verdadeiro efeito cascata, é graças a este bom momento do turismo que nosso comércio não amarga números ainda piores do que os que temos visto em 2015, em virtude do cenário turbulento da economia nacional”, referendou o presidente Marcelo Queiroz.

O presidente da ABIH RN, José Odécio, destacou algumas medidas que o governador vem adotando para o desenvolvimento do turismo, como a nomeação de uma equipe técnica, a redução da alíquota do ICMS do querosene de aviação (QAV), a participação efetiva em eventos de promoção do Rio Grande do Norte como destino turístico, e o consequente incremento da malha aérea, com o início das operações de voos internacionais para Buenos Aires, Milão e Cabo Verde. “Tudo isso nos fez perceber, desde o início, que podíamos ter perspectivas, que podíamos contar com um governo disposto a ajudar o turismo, e que podíamos sinalizar tudo isso ao mercado. O turismo é nossa vocação, e com isso podemos trabalhar para que o setor possa voltar a gerar emprego e renda”, afirmou José Odécio.

O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, também reforçou o empenho do governador em promover o turismo e mostrou, com números, os resultados. “Em 2015, o turismo apresentou um crescimento de 25% em relação a 2014; e movimentou quase R$ 4 bilhões este ano, cerca de R$ 800 milhões a mais do que no ano passado”, informou. Depois de receber a placa de homenagem das mãos do presidente da ABIH RN, José Odécio, o governador disse que “o que fizemos é só o começo para que o turismo, que movimenta uma cadeia envolvendo 55 segmentos, seja muito mais forte e possa empregar muito mais pessoas”. O secretário Ruy Gaspar e a presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emproturn), Ana Maria da Costa.