13 de agosto de 2019

Presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, entrega ao prefeito Álvaro Dias documento contendo sugestões para melhorar turismo de Natal

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, apresentou nesta segunda-feira (12), ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, um conjunto de propostas para dar suporte ao turismo natalense. O encontro aconteceu no Palácio Felipe Camarão, e também contou com a presença do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Federação, George Costa, e de outros membros do órgão consultivo. O grupo entregou uma cópia do documento, que tem como mote “Turismo, pilar econômico de Natal – Instrumento de transformação social”, ao chefe do executivo municipal.

“Mais do que ninguém, os membros da Câmara Empresarial do Turismo sabem a realidade vivida pela atividade turística no Rio Grande do Norte. Portanto, elaboramos este material em conjunto, com sugestões de ações a serem executadas pelo poder público e que têm o apoio do empresariado que representa o segmento, que é o principal gerador de empregos da cidade de Natal, e é o maior gerador de receita tributária para o município, através do ISS da hotelaria e passeios, do ICMS dos bares e restaurantes e do IPTU pago pelos estabelecimentos comerciais, especialmente os hotéis”, afirmou Marcelo Queiroz.

Queiroz destacou ainda que as medidas se fazem necessárias diante da crise econômica nacional e do estado do Rio Grande do Norte com cenários extremamente desafiadores e de incertezas econômicas; a crise do setor turístico, com o consequente aumento dos valores das passagens aéreas para Natal; a baixa ocupação e níveis baixíssimos de valores das diárias dos hotéis nos últimos anos; e o envelhecimento da infraestrutura hoteleira, que necessita ser revitalizada.

Entre as sugestões apresentadas estão intervenções em algumas praias urbanas da capital (Ponta Negra, dos Artistas, do Meio e do Forte), como também na Via Costeira, com melhorias que atraiam mais os natalenses e os turistas. Outros pontos detalhados pela comitiva foram a recuperação de calçadas e ruas, a melhoria na iluminação pública, o controle de tráfego de veículos e a limpeza urbana. O documento entregue por Marcelo Queiroz e George Costa conta ainda com a elaboração e execução de um plano de promoção e divulgação de Natal em outras capitais do Nordeste, como também dos eventos promovidos na capital potiguar.

“É absurda a quantidade de ambulantes de Ponta Negra, e além disso, toda a infraestrutura do local está comprometida, com buracos no calçadão e nas ruas. As pessoas ficam incomodadas com a abordagem excessiva e com a favelização que tomou conta da praia”, ponderou o coordenador da CET, George Costa, falando somente de Ponta Negra, que junto com a Via Costeira e Praia do Artistas, concentra o local de hospedagem de 95% dos turistas que visitam a capital.

Ao final da reunião, o prefeito reiterou seu compromisso em manter aberto o canal de diálogo do Executivo com o setor produtivo de Natal, e determinou aos secretários prioridade na análise dos pleitos e sugestões. “Nós temos belezas naturais e as estamos renegando. Mas não podemos permitir que isso aconteça. Vamos tentar executar as melhorias de acordo com as nossas possibilidades e atribuições das secretarias. O turismo de Natal precisa de muita coisa, mas algumas obras carecem de recursos vultuosos”, declarou.

Também participaram da reunião os secretários municipais, Paulo César Medeiros (Gabinete Civil); Fernando Fernandes (Turismo); Adamires França (Administração); Andréa Dias (do Trabalho e Assistência Social); de Meio Ambiente e Urbanismo, Daniel Nicolau; de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega; de Mobilidade Urbana, Elequicina Maria dos Santos; de Serança e Defesa Social, Sheila Freitas; o diretor-presidente da Urbana, Jonny Costa; o diretor Executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz; além dos membros da Câmara Empresarial do Turismo da Federação; os presidentes da ABIH RN, José Odécio; do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN, Paulo Gallindo; da Abrajet RN; Liszt Madruga; do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa; e o diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta.