29 de maio de 2014

Potiguares de três cidades abandonaram o sedentarismo no Dia do Desafio

Mais de 200 mil potiguares abandonaram o sedentarismo nesta quarta-feira (28/05). Foi o Dia do Desafio, projeto que aconteceu simultaneamente nas Américas para estimular a prática de exercícios por meio da competição saudável entre cidades. No RN, o evento aconteceu em Mossoró, Caicó e Currais Novos, promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, com apoio das prefeituras municipais e dos sindicatos do comércio varejista. O resultado que dirá se nossas cidades serão campeãs estará disponível amanhã nos sites www.sescrn.com.br e ww2.sescsp.org.br/diadodesafio.Em escolas, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais, milhares de potiguares se mexeram junto com o mundo, fazendo jus ao slogan do projeto: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Foram 16 horas de várias atividades físicas gratuitas, como ginástica laboral, dança, alongamento e jump, conduzidas por uma equipe de mais de 700 educadores físicos do Sesc RN e das prefeituras.A gerente administrativa de uma das empresas visitadas, Valesca de Sousa Paula, aplaudiu a iniciativa. “Incentiva a se mexer até pela simplicidade do exercício feito aqui na empresa hoje. Provoca um check up, porque a pessoa se incomoda, por exemplo, de não conseguir alcançar o pé”, contou, referindo-se a um dos exercícios realizados no Dia do Desafio.“Nós que fazemos o Sistema Fecomércio-Sesc ficamos muito felizes em ver de perto o envolvimento da população nesse Dia do Desafio. É uma maratona de atividades físicas que pude conferir em Caicó, Currais Novos e Mossoró”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.Para a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral, o evento não seria possível sem “o apoio das prefeituras municipais, dos sindicatos do comércio varejista locais, da equipe maravilhosa do Sesc e da população, que abraçou o evento”.

Dia do Desafio no RN

Em 2014, o estado ampliou de um para três o número de municípios participantes. Mossoró competiu com Teresina (PI), Caicó enfrentou Cajicá (Colômbia) e Currais Novos teve como rival a cidade de Jucás (CE).Nos dois anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica, e, em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras.

Sobre o Dia do Desafio

Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e de atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA). Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.O 20º Dia do Desafio contou com a participação de 21 países americanos e mais de três mil cidades. Desde 2013, o evento é uma das ações da campanha Move Brasil, que pretende ampliar erradicar o sedentarismo no país por meio da prática de atividades físicas até o ano de 2016, quando serão realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro (RJ).