17 de abril de 2023

Porto do Mangue e Apodi recebem ações do DEL Turismo

Programa de Desenvolvimento Local (DEL), que tem entre seus objetivos fortalecer a governança turística dos municípios com ações que envolvam poderes públicos, privados e comunidade civil, o DEL Turismo tem beneficiado diversos municípios do RN, que aderiram a iniciativa implementada pela Fecomércio RN, por meio do Senac.

Recentemente, os municípios de Porto do Mangue, na Costa Branca e Apodi, no Alto Oeste, receberam importantes eventos inseridos no cronograma do programa.

Em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM) e Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, a equipe técnica do DEL Turismo realizou, em Porto do Mangue, a Oficina de Artesanato com a temática Peixe-boi, no Ecoposto da APA Dunas do Rosado, em Porto do Mangue RN.  A atividade, que também contou com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, e Prefeitura de Porto do Mangue, foi direcionada às artesãs e profissionais da área de turismo de base comunitária que atuam na Unidade de Conservação da região.

Já em Apodi, o DEL Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Secretaria Municipal de Turismo, Comissão de Turismo do Legislativo e a FALS realizou uma visita técnica aos atrativos turísticos do município. Os roteiros contemplaram a Barragem de Santa Cruz, Terminal Turístico da Lagoa do Apodi, Lajedo de Soledade e a Empresa de cultivo de uva (Cruzeiro da Serra). A iniciativa resultou na identificação de novos atrativos e potencialidades que possam ser explorados como novas ofertas turísticas.