Dados apresentados em espaço da Feira do Empreendedor sintetizam alternativas viáveis de negócios para quem pretende investir em quatro bairros do município
O Santo Antônio é o bairro mais populoso de Mossoró, município da região Oeste do Rio Grande do Norte, mas apesar disso apresenta carências em quesitos básicos em alguns setores, especialmente comércio e serviço, como ausência de clínicas, academias e farmácias. Mais que um retrato da realidade local e da insatisfação da população, os dados, apresentados na Pesquisa de Tendências e Oportunidades de Negócios, realizada pelo Sebrae-RN, sintetizam alternativas viáveis de negócios para quem pretende investir na região.
O mapa de possibilidades, foi exposto no espaço denominado Fábrica de Ideias, dentro da Feira do Empreendedor, na Arena das Dunas, em Natal, pôde ser acessado pelos visitantes e está disponível para consulta no site www.rn.sebrae.com.br, a partir desta segunda-feira (16). Além do bairro Santo Antônio, o levantamento, que pretende melhor direcionar empreendedores, apresenta informações relativas aos bairros Alto de São Manoel, Nova Betânia e Abolição.
“Este panorama que a pesquisa traça deixa claro, através da insatisfação da população quanto à qualidade de alguns serviços e à ausência de outros, em que áreas os empreendedores devem melhorar o negócio ou em que tipo de negócio podem fazer investimentos. A pesquisa dá esse direcionamento”, explica o gestor do setorial de Pesquisa do Sebrae-RN, Paulo Ricardo Bezerra.
No bairro Nova Betânia, ainda de acordo com a pesquisa, as oportunidades se concentram, principalmente nas áreas de alimentação e estética. Os moradores do local gostariam de contar, por exemplo, com padarias mais completas, que estendam o horário de funcionamento e tenham os produtos e serviços diversificados. “Essa é uma das grandes reclamações. Além de fecharem cedo, os moradores opinaram que as padarias poderiam servir almoço ou jantar e diversificar também os produtos. outra constatação importante no bairro é a pouca oferta de salões de beleza e estética”, acrescenta o gestor.
Abrangência
Essas informações integram apenas uma pequena mostra do conteúdo da pesquisa feita para mapear as principais tendências e possibilidades de negócios existentes não somente em Mossoró. O trabalho foi realizado também em outros 37 municípios do interior do estado, além da capital, Natal.
O levantamento visa apresentar ideias de negócios para quem deseja abrir uma empresa ou melhorar aquela já existente no mercado, indicando o tipo de negócio mais apropriado para cada um dos locais pesquisados. O foco é a fidelização do cliente e o estímulo à inovação.
Para traçar esse mapa de oportunidades foram realizadas mais de 6 mil entrevistas, ao longo do primeiro semestre do ano, com consumidores das cidades de Assú, Bom Jesus, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lagoa dos Velhos, Macaíba, Maxaranguape, Mossoró, Natal (34 bairros), Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim (4 bairros), Pau dos Ferros, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza, Taipu, Tibau do Sul e Touros.
Além das possibilidades de negócios e os estabelecimentos passíveis de melhorias, o levantamento traça um perfil completo dos domicílios, população residente e poder aquisitivo dos moradores. São informações como rendimento familiar, acessos à internet, renda per capita, faixa etária, ocupação e grau de escolaridade.
Fonte: Agência Sebrae