11 de abril de 2014

Páscoa deve ter o menor crescimento em dez anos

As vendas de produtos para a Páscoa devem crescer 3,7% em 2014, segundo previsão da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmado, esse será o pior resultado dos últimos dez anos. Em 2004 as vendas da Páscoa tiveram queda de 4,5%. Já no ano passado a data registrou crescimento de 4,9% em comparação a 2012.

O encarecimento do crédito ao consumidor e, principalmente, o comportamento dos preços são os principais responsáveis pela desaceleração nas vendas. De acordo com dados de março do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), os produtos e serviços mais demandados durante a Semana Santa acumulam alta de 8,6% nos 12 meses encerrados em março, destacando-se as variações positivas nos preços dos seguintes itens: passagem aérea (+14,8%), cerveja (+11,4%) e pescados (+9,9%).

Por outro lado, tarifas de pedágio (+0,3%), chocolates (+1,1%) e demais bebidas alcoólicas (+1,8%) registram oscilações menores que o índice geral do IPCA-15 no mesmo período (+5,9%). Em comparação ao acumulado nos 12 meses encerrados em março de 2013, os itens de maior demanda durante a Semana Santa oscilaram +7,5%.

A Páscoa figura entre as seis datas comemorativas mais importantes do calendário varejista e deve movimentar cerca de R$2,04 bilhões em 2014.Pela ordem, as datas mais importantes em termos de vendas são: Natal, Dia das mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Páscoa.

*Fonte: CNC