Odontologia Sesc recebe aprovação nos protocolos de biossegurança na Saúde Bucal

Índice de 96% de aprovação ratifica a qualidade do serviço oferecido há 30 anos no estado, que já atendeu mais de 19 mil pessoas este ano nas clínicas fixas e na unidade móvel, OdontoSesc

O Serviço Social do Comércio, instituição do Sistema Fecomércio RN, obteve o índice de 96% de aprovação na avaliação sobre os protocolos de biossegurança na saúde bucal, elaborado pelo Departamento Nacional do Sesc. A avaliação foi realizada nas clínicas fixas e foi dividida em quatro tópicos, subdivididos em pontos envolvendo: agendamento, sala de espera, organização dos espaços, consultório odontológico e equipe da clínica.

O serviço adotou barreiras de segurança (protocolos, normas e rotinas, procedimentos operacionais padrão, fluxogramas) com o objetivo de assegurar a aplicação de boas práticas nos serviços odontológicos, padronizando condutas das equipes de Saúde Bucal e tornando os processos de trabalho mais seguros, para profissionais e pacientes.
A elaboração do protocolo contou com a orientação da professora da Universidade de São Paulo (USP), Juliana Franco. Os pontos de melhoria foram elencados e servem como parâmetro para a busca da excelência nos serviços de saúde bucal.

No Rio Grande do Norte, a odontologia Sesc é oferecida nas clínicas fixas em Natal, Macaíba e Mossoró, como também na unidade móvel, OdontoSesc, que atualmente está na Zona Norte de Natal. De janeiro a setembro, 19.152 pessoas realizaram procedimentos de saúde bucal nas unidades de odontologia do Sesc.

Os atendimentos presenciais nas clínicas odontológicas foram retomados em julho, com observância nos rigorosos protocolos de biossegurança, que iniciam no agendamento telefônico, passando pelos cuidados adotados no acesso às clínicas, entre eles: o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e do rosto ao chegar ao local, obediência dos horários de marcação, higienização geral dos espaços e equipamentos entre as consultas.

Odontologia Sesc RN

No Rio Grande do Norte, a saúde bucal é oferecida pelo Sesc desde 1990, contribuindo com a Saúde Bucal da família do trabalhador do comércio e seus dependentes, constituindo-se uma referência na área.
Em 2001, a OdontoSesc começa a atuar no estado, e desde então, quase 450 mil atendimentos foram realizados, precisamente 449.358 atendimentos, entre procedimentos clínicos e atividades curativas, em 31 cidades potiguares. Inclusive, a atuação das unidades móveis, incluindo a OdontoSesc, foi destaque na matéria nacional da revista Época, publicada em 2019.