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30 de março de 2023

No RN, consumo para a Páscoa aumenta em 2023 e anima comércio

A Páscoa de 2023 promete boas expectativas de vendas para o varejo em Natal e Mossoró, superando os índices registrados no ano passado. A pesquisa do Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte, que mapeia a intenção de compras para a data comemorativa, aponta um cenário favorável para o consumo no período da Semana Santa, que vai de 07 a 09 de abril.

Além de avaliar a intenção de consumo, a pesquisa buscou identificar os gastos com presentes e comemorações, os elementos levados em consideração perante a compra, os principais locais para a realização dessas compras, bem como as pretensões de viagem para o período.

Em Natal, intenção de presentear passou de 56,5%, registrados em 2022, para 60,7% apurados neste ano. Já em Mossoró, o índice era de 48,4% (2022) e passou para 54,4%. Em ambas as cidades, os tickets médios aproximam dos R$ 100.

Natal

Item tradicional da data, os chocolates devem ser a principal escolha da grande maioria dos natalenses que vão presentear, com 97,5% das citações. Os itens de vestuário foram mencionados por 3%, seguidos por brinquedos, com 3% das indicações, e vinhos e bebidas, com 1,4%.

Os filhos serão os mais presenteados nesta Páscoa (45,8%), seguidos dos companheiros (as) (32,2%); dos pais/mães (25,9%); irmãos/amigos (14,2%); dos sobrinhos (14,2%); dos afilhados (8,7%); e netos (6,3%).

No momento de escolher o presente, serão consideradas principalmente as ofertas e promoções (57,2%), bem como a marca do produto (32,7%).

No que se refere aos gastos, a pesquisa da Fecomércio RN identificou que 67,9% pretendem gastar no máximo R$ 100,00 no item de presente. Para 24,5%, o preço dos presentes pode variar de R$ 101,00 a R$ 200,00. Já 7,7% dos entrevistados pretendem desembolsar acima de R$ 200,00 em cada presente de Páscoa deste ano.

O ticket médio, ou seja, o valor a ser investido pelo consumidor na compra do presente, será de R$ 98,49, valor próximo ao verificado na pesquisa realizada ano passado, o qual havia sido de R$ 97,66.

Quanto à forma de pagamento, 49,7% dos consumidores nataleneses pretendem pagar à vista no dinheiro e 48,1% revelaram que vão usar o cartão, sendo pretendem efetuar suas compras 27,4% no crédito e 20,7% no débito.

As lojas físicas são os locais preferidos da maior parte da população; sendo que os shoppings devem receber 51% do volume de consumidores que vão às compras; e o comércio de rua, 34,9%. Outras modalidades como encomenda e internet somaram 12% das respostas.

O desejo de comprar peixes e frutos do mar também foi mensurado pelo Instituto Fecomércio RN. A pesquisa mostrou que 70,2% dos entrevistados têm pretensões de comprar peixes e crustáceos especialmente para a data. A maioria (50,2%) dos consumidores pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100.

Além de movimentar o comércio tradicional, a Páscoa também traz impactos para o setor de serviços. Os dados do levantamento revelaram que, no feriadão, cerca de 18% dos natalenses devem pegar a estrada. Os locais preferidos pelos viajantes serão o interior do RN (57,8%) e o litoral do RN (29,4%). Outros estados aparecem com 12,8% das intenções de quem vai viajar.

Mossoró

Mantendo a tradição, os chocolates serão os itens preferidos para 96,7% consumidores mossoroenses. Vinho e/ou bebidas aparecem com 3,3% das intenções.

Os mais presenteados nesta Páscoa serão filhos (58,5%); companheiros (as) (29%); afilhados/sobrinhos (24,3%); pai/mãe (14,7%); e netos (13,2%). Os fatores determinantes para escolha dos produtos serão as ofertas e promoções (55,7%); a marca do produto (28,9%); os brindes (8,1%); e as formas de pagamento (1,8%).

Sobre os gastos, 19,8% revelaram que o presente da Páscoa custará até R$ 50; 36,6% gastarão entre R$ 51 e R$ 100; 19,4% entre R$ 101 e R$ 200; 8,1% acima de R$ 201; e 16,1% ainda não sabe quanto vai gastar.

O ticket médio dos consumidores mossoroenses deve ficar em R$ 98,47 por presente. Em 2022, a pretensão de gasto foi de R$ 87,65.

Na segunda cidade maior do Estado, o pagamento à vista em dinheiro será a forma escolhida pela maior parte dos consumidores (40,3%). A modalidade via cartão de crédito vem logo em seguida com 28,9%; sendo 23,4% optam pelo debito e 7% pelo crédito no modelo parcelado.

A opção pelos estabelecimentos do comércio de rua lidera com 60,4% das preferências dos consumidores. As lojas do shopping aparecem a seguir, com 21,3%.

A maioria dos mossoroenses deve seguir a tradição e consumir pescados durante a Semana Santa deste ano: 72,7% tem intenção de consumir peixes e crustáceos durante o período.

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